A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) ativou há uma semana o Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE).
O objetivo é dar segurança «aos milhares de turistas que, nesta época do ano, são atraídos pelas características próprias» do maciço central. «Este afluxo de visitantes leva a ANPC a planear e operacionalizar, anualmente, um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficaz e eficiente no âmbito da proteção e socorro», refere um comunicado da ANPC publicado no seu site. O dispositivo implica a permanência na zona da Torre de elementos dos corpos de bombeiros dos distritos de Castelo Branco (Covilhã) e da Guarda (Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas), do Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Bombeiros (FEB) da ANPC e ainda do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.
A ANPC aconselha ainda os visitantes da Serra da Estrela nesta altura do ano a terem correntes para a neve e a conduzirem com velocidade adequada às condições atmosféricas e à via. Em caso de emergência devem ligar para o 112. Entretanto, abriram no sábado as primeiras pistas de esqui da estância da Torre que foram cobertas com neve artificial. No último inverno, a estância funcionou 99 dias e contou com 15 mil esquiadores.