Arquivo

Pista de Gelo na Covilhã para a semana

Turistrela ainda está a equacionar a melhor localização para o equipamento

A Turistrela, concessionária do turismo na Serra da Estrela, vai começar a montar a partir da próxima semana uma pista de gelo na Covilhã com cerca de 300 metros quadrados. Até ao fecho desta edição estavam em cima da mesa duas hipóteses para a sua possível instalação. Em cima do terraço do Shopping do Sporting ou em frente à Câmara da Covilhã, sendo que a autarquia estava ainda a equacionar outras soluções. Já colocada de parte está a possibilidade de a instalar no pavilhão da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL), uma vez que ali irão decorrer vários eventos durante o período em que a pista funcionará, ou seja, até Março, confirmou Rui Gaiola, administrativo da Turistrela.

A hipótese que mais agrada à empresa e ao próprio presidente da Câmara – que foi o primeiro a aventar com esta possibilidade há uns meses atrás – é o terraço do centro comercial, com 900 metros quadrados. No entanto, e embora a empresa ainda esteja a aguardar o parecer técnico, esta localização poderá também ser afastada por não ter estrutura suficiente para acolher o equipamento desportivo/lazer. «O terraço não foi construído para suportar muito peso. É óptimo para uma esplanada, mas não para uma pista de gelo que é muito pesada. E não queremos correr nenhum risco», adiantou Rui Gaiola, ainda para mais quando a pista tem capacidade para suportar em simultâneo 200 patinadores. «Mas a hipótese apenas será excluída se o parecer técnico não for favorável», garante aquele responsável. Seja como for, a pista chegará à “cidade neve” por estes dias, podendo ser instalada já na próxima semana dada a sua facilidade de colocação. Além de vir praticamente montada, a estrutura dispõe apenas de uma tenda amovível com duas partes laterais. Já o gelo será produzido artificialmente por máquinas congeladoras. O equipamento será ainda completado com uma zona de diversão nocturna, com Dj’s para animar aqueles que preferem patinar ao som da música.

Rui Gaiola mantém as «maiores expectativas» quanto à receptividade dos covilhanenses e dos turistas a esta proposta de lazer, «à semelhança do que tem acontecido noutros locais do país». E como a Covilhã é a «porta de entrada para a Serra da Estrela», este equipamento no centro da cidade poderá «atrair e cativar os turistas para o interior da Covilhã e do concelho», tendo em conta que muitos dos turistas que se deslocam para o ponto mais alto da Serra por causa dos desportos de Inverno não param na Covilhã. De resto, a entrada no recinto será gratuita, sendo que apenas os patinadores terão que desembolsar três euros por uma hora, preço que inclui o aluguer dos patins.

Sobre o autor

Leave a Reply