Arquivo

Pior da crise vai ser no primeiro semestre de 2012, alívio só em 2013

O pior período da crise económica portuguesa em termos de redução do Produto Interno Bruto será o primeiro semestre de 2012, e só em 2013 a variação do PIB voltará a ser positiva, prevê a Comissão Europeia.

De acordo com as previsões de outono da CE, hoje divulgadas em Bruxelas, o PIB de Portugal no último trimestre deste ano vai ser 3,6 por cento inferior ao do mesmo período de 2010. No início de 2012, a tendência negativa vai acelerar: o PIB terá quedas homólogas de 4 por cento no primeiro trimestre, 4,2 por cento no segundo.

Na segunda metade de 2012, ainda segundo os números da Comissão, o PIB continuará a cair, mas a ritmos inferiores. Só no primeiro trimestre de 2013 é que o PIB cresce, embora muito pouco (0,3 por cento), reforçando-se a tendência de subida até ao último trimestre desse ano (onde a subida homóloga já será 1,7 por cento).

Comentários dos nossos leitores
antonio vasco saraiva da silva vascosil@live.com.pt
Comentário:
as medidas que tem sido tomadas apenas serve para colocar os portuguees a pedir, este governo mais a troika colocaram portugal no abismo, como se pode pedir emprestado um, e ter de se pagar 10 , tornou.se um grande negocio para a banca o nosso mal. Essa sim que apesar das dificuldades que o pais atravessa continua a engordar a mula . se nada for feito para inverter a situaçao , corremos o risco de desaparecer do mapa como naçao , estas medias estao a colocar cada vez mais as pessoas a passar dificuldades, com fome , sem trabalho, sem futuro nenhum . o futuro nao passa por isto, engraçado é que portugal ate consegue negociar a divida sobrana, mas os individuais esses nao tem alternativas , a nao ser dar ao desbarato as coisas que tanto trabalho deram a conquistar na vida , dado a falta de sensibilidade dos bancos
 

Sobre o autor

Leave a Reply