Arquivo

Pinhel acolheu VIª Gala dos Bombeiros

Pinhel recebeu no sábado, a sexta edição da Gala do Bombeiro do Distrito da Guarda, uma iniciativa da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG) para reconhecer e homenagear o trabalho desenvolvido por aqueles anonimamente zelam pela segurança e pelo bem-estar dos cidadãos durante o ano.

A festa dos voluntários do distrito da Guarda decorreu nas antigas instalações da Rhode e juntou cerca de três centenas de pessoas ligadas aos “soldados da paz” das 23 corporações da região. Presente esteve também Gil Barreiros, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), que disse sentir-se «bem por esta Gala continuar a distinguir os que mais se destacam durante o ano, num evento que já quase todas as federações distritais replicam e que partiu da Guarda». O dirigente aproveitou a ocasião para dizer que espera que o novo Governo reponha «as isenções das taxas moderadoras». Por sua vez, Paulo Amaral, presidente da FBDG, deixou um repto às autarquias para que possam conceder «algumas ajudas» aos bombeiros da sua área de residência, nomeadamente reduções no IMI e na fatura da água, entre outras medidas. «Isso pode ser um incentivo para que mais gente venha para os bombeiros», afirmou o responsável.

Já o autarca anfitrião, Rui Ventura, sublinhou que os voluntários prestam socorro diariamente e o que o município de Pinhel «vai ajudando na medida do possível, numa parceria para juntos conseguirmos chegar aos objetivos». Como habitualmente, a gala culminou com diversas distinções, destacando-se a emotiva homenagem concedida a titulo póstumo a Francisco Martins, bombeiro de Fornos de Algodres falecido em outubro passado, vítima de doença súbita, quando socorria um rapaz de 12 anos que tinha sofrido uma queda na escola da vila.

António Pacheco

Homenagem a Francisco Martins, voluntário de Fornos de Algodres falecido em outubro, emocionou participantes

Sobre o autor

Leave a Reply