Arquivo

Perguntas & Respostas II

mitocôndrias e quasares

• Será que a luz emitida por um pirilampo é forte?

A luz emitida por um animal como o pirilampo não queima, uma vez que se trata de uma das luzes mais frias da Terra, isto é, dispende um potencial insignificante de energia sob a forma de calor.

Esta capacidade de produzir luz designa-se por luminescência. São os pirilampos machos que emitem estes sinais luminosos com o objectivo de atrair as fêmeas. Por vezes, emissão desta luz é utilizada por algumas espécies, principalmente as fêmeas, para atraírem presas de forma a capturá-las para servirem de alimento.

• Por que é que o céu é azul?

Ao contrário dos restantes planetas do Sistema Solar, a Terra apresenta um céu de cor azul porque as moléculas de azoto e de oxigénio, que formam a maior parte da atmosfera, filtram a componente azul da luz proveniente do Sol.

Estas substâncias actuam com uma função semelhante aos filtros, deixando apenas que a componente azul da luz chegue ate nós, e impedindo a passagem das outras componentes. Já em Marte, o céu é cor-de-rosa, em Urano é verde, em Vénus é amarelo-laranja. Em Júpiter é preto e não se vêem estrelas ao passo que no planeta-anão de Plutão é negro, mas estrelado.

• Qual é a menor fronteira do Mundo?

A menor fronteira do Mundo é a que separa o Vaticano de Roma – com apenas 4,07 km de comprimento. Para além deste facto, o Vaticano é também o estado independente mais pequeno do mundo.

• Porque é que a Lua apresenta a mesma face voltada para a Terra?

Uma visão mais atenta da Lua a partir da Terra e observamos que este planeta secundário apresenta sempre a mesma face voltada para a Terra. Deste modo, em qualquer ponto do planeta Terra, a face visível da Lua é sempre a mesma. Este fenómeno acontece porque o seu movimento de rotação (rotação em torno do seu eixo) tem exactamente a mesma duração do seu movimento de translação (em torno da Terra), que é de vinte e sete dias e oito horas.

• Porque bocejamos?

Quando um individuo está cansado e sonolento a respiração é por vezes involuntariamente interrompida, apenas por uns instantes.

O organismo apercebendo-se desta situação perigosa de não respiração reage provocando uma reacção semelhante a um espasmo dos músculos da boca, garganta e peito, a qual desencadeia uma inspiração profunda, de modo a compensar a paragem na respiração.

É este fenómenos que dá origem ao comum “bocejo de sono”.

• Quantas fios de cabelo apresenta em média um ser humano? E pestanas?

A cabeça tem, em média, 120 000 fios de cabelos. Cada fio vive cerca de 4 anos, crescendo ao ritmo de 15 centímetros por ano. Ao longo da vida, o organismo produz cerca de 3 milhões de fios de cabelo, o que equivale a dizer que cortamos, durante esse período de tempo, cerca de 9 metros de cabelo.

E quantos ás pestanas? Cada olho tem cerca de 200 pestanas, com um período de vida que varia entre os 90 a 150 dias de vida.

Esse mesmo olho promove 24 piscadelas por minuto, com uma duração de 50 milésimos de segundo cada uma. Desta forma ficamos sem ver 1,2 segundos em cada minuto.

Por: António Costa

Sobre o autor

Leave a Reply