Arquivo

Penamacor vai ter ligações à A23 e Espanha

FACEP vai animar a vila raiana durante três dias

Penamacor vai ter ligações directas à Auto-estrada da Beira Interior (A23) e a Espanha, anunciou o autarca Domingos Torrão num seminário dedicado ao tema “Turismo, Desporto e Lazer” realizado dia 4 deste mês. Segundo o edil, o Instituto de Estradas de Portugal (IEP) já terá adiantado que se prepara para lançar ainda «este ano» o concurso para elaboração do projecto de ligação do concelho penamacorense à Ponte da Capinha, com posterior ligação à 23.

«De acordo com um estudo prévio já feito pelo IEP, antes daquela estrutura será construída uma nova via para ligar à Zona Industrial do Fundão», próxima da A23 e onde existe um nó para a auto-estrada, explicou Domingos Torrão. Quanto à ligação a Espanha, através da Ponte do Rio Torto, «continua garantida para 2005», assegurou o autarca. Esta é uma ligação de grande importância, já que «vai abrir uma porta de entrada directa para a Cova da Beira», sublinhou. Da mesma forma, «não se pode esquecer que, se estamos a duas horas e meia de Lisboa, também estamos à mesma distância temporal de Madrid». Uma localização estratégica da qual o autarca acredita poder colher dividendos, tanto a nível turístico, como no que concerne ao escoamento dos produtos típicos locais como o mel, o azeite e a azeitona de mesa. «Por melhores condições que um concelho tenha, se as acessibilidades não forem boas, as pessoas não aparecem», frisou. Neste sentido, com a rede municipal «praticamente concluída», as ligações a Espanha e à A23 são tidas como «fundamentais para colocar o concelho no mapa», realçou. Recorde-se que estas ligações são reivindicações antigas do autarca, que se diz agora «confiante» nos passos prometidos para os dois projectos.

FACEP decorre de 9 a 11 de Julho com muita animação

Entretanto, a Câmara de Penamacor apresentou na última segunda-feira, em conferência de imprensa realizada na Torre de Menagem do castelo, mais uma edição da Facep – Feira das Actividades Económicas de Penamacor, que irá decorrer de 9 a 11 de Julho. O programa começa logo dia 8, com a realização da terceira sessão do Ciclo de Jornadas de Reflexão “Pensar Penamacor”, subordinada ao tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade”. Quanto à feira propriamente dita, será inaugurada dia 9, pelo secretário de Estado da Administração Local, Paulo Pereira Coelho. O grupo de percussão “Bardoada” animará as ruas da vila, enquanto os “Delfins” são os convidados da primeira noite. O sábado fica marcado pela IIIª Corrida de Touros Facep, que contará com a presença dos cavaleiros Victor Ribeiro, Ana Batista e A.M.Brito Pais e dos forcados amadores de Portalegre e Coimbra. O dia termina com o concerto de Vitorino e José Carvalho. Já na tarde de domingo, o último dia do certame, o concelho é convidado a sair à rua em mais um desfile etnográfico, que promete mobilizar um grande número de populares. A animação à noite estará a cargo do duo Lucas e Mateus, concerto que antecede um grandioso espectáculo piromusical e encerra o certame. Durante os três dias da Facep estará patente ao público, no átrio superior dos Paços do Concelho, um conjunto de cinco pinturas da colecção particular de Armando Martins, um conhecido empresário de hotelaria e grande coleccionador de arte, natural do concelho. A mostra “Cinco obras, cinco mestres” traz até Penamacor obras de cinco reconhecidos mestres portugueses: Júlio Pomar, Carlos Botelho, Almada Negreiros, Hogan e Manuel Cargaleiro.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply