Arquivo

Penamacor transforma-se em “Kulturlândia”

Música, teatro, artes plásticas, literatura e muitos passeios durante 10 dias

Penamacor é a terra da “Kulturlândia” nos próximos dias. Para animar as noites de Verão, a primeira Festa de Artes e Culturas decorre, entre sábado e 16 de Julho, nos palcos das Tílias e das Laranjeiras montados expressamente para o evento no Solar do Conde. O primeiro está reservado para os grandes concertos do programa, funcionando o segundo como café-concerto. Neste último espaço haverá ainda uma zona de mercado onde se poderão adquirir livros, arte e produtos locais.

A iniciativa é organizada pela Câmara local, em colaboração com a Terralince, Clube TT de Penamacor. Todas as noite haverá dois espectáculos. No teatro destaque para “O Pranto de Maria Parda”, por Maria do Céu Guerra, no sábado à noite; “Quadros do Interior”, pelo Teatro das Beiras (dia 11) e “Que bom cu que ele tem”, da Oficina de Teatro Canto Firme (14). Na música, o grupo de música tradicional UM inaugura o festival (dia 8), seguindo-se um concerto de música clássica com “Le Cambiate” (dia 10) e jazz pelo Quarteto Fatucha (12). Ao programa estão ainda a Banda Stuart (14), Eugo, soul e funky (15) e a música indiana dos Alap (16). Outras propostas são a apresentação dos livros “Ambulância”, de Manuel da Silva Ramos, e de “Carregos – Veredas do Contrabando”, de António Cabanas, agendadas para os dias 14 e 15 na Biblioteca Municipal. Mas há mais, como os “Passeios com Música”, que consistem em passeios pedestres na Serra da Malcata, num percurso de barco na barragem da Meimoa e numa visita aos monumentos da vila rematados com pequenos concertos de repertório clássico.

A “Kulturlândia” acolhe ainda exposições de cartazes de teatro, escultura e pintura. A Festa de Artes e Culturas contempla igualmente um passeio com burros pelas fontes existentes nas imediações de Penamacor, para além de um dia temático dedicado à fraternidade e solidariedade, em que participarão os utentes da APPACDM do Fundão. Ilídia Cruchinho, vereadora com o pelouro da Cultura na autarquia, espera uma «elevada adesão» de público aos vários eventos em cartaz, apesar de ser a primeira edição do evento.

Sobre o autor

Leave a Reply