Arquivo

PCP disposto a viabilizar Governo do PS

O PS recebeu ontem luz verde do PCP para liderar uma solução governativa que impeça a posse de novo executivo PSD-CDS.

No final de uma reunião entre António Costa e Jerónimo de Sousa, o líder comunista deixou claro que o partido está disponível para viabilizar um Governo socialista e garante que a conversa com António Costa foi produtiva. O secretário-geral socialista, por seu lado, falou num diálogo «muito franco» e de «pontos de convergência importantes». Segundo o “Expresso” online, a hora é de aproximação e, tanto o líder comunista, como o secretário-geral do PS fizeram questão de mostrar o que os une: a vontade de continuarem a trabalhar «nos próximos dias» e a convergência da leitura sobre os resultados eleitorais.

PS e PCP estão de acordo sobre o facto de os eleitores terem «expressado a vontade de uma alternativa política» e concordam que «a direita perdeu a maioria absoluta». A vontade de encontrar «uma expressão institucional» do novo quadro parlamentar saído das legislativas é agora a grande questão. António Costa não tem dúvidas. «As divergências são conhecidas» entre comunistas e socialistas, mas o apelo agora é a para se focar nos «pontos de convergência importantes» que o PS encontrou na reunião de hora e meia no quartel-general comunista.

Jerónimo também não fechou a porta. A derrota da direita «permite a base para outras soluções governativas» e a maioria de esquerda é «uma oportunidade que seria incompreensível que se desperdiçasse». Os comunistas conhecem bem o programa do PS, afirmam que «não responde à aspiração de uma rotura com a política de direita», mas por enquanto assume que não chegou à reunião com Costa «com um caderno reivindicativo».

Cabe ao PS, diz Jerónimo, «escolher entre PSD e CDS ou tomar iniciativa para formar governo». Nesse caso, Jerónimo assume a disponibilidade dos comunistas pata «viabilizarem um executivo socialista» e nem põe como condição entrar no elenco governativa.

Sobre o autor

Leave a Reply