Arquivo

Paulo Costa e Dora Leal no Nacional Universitário

Xadrezistas do CX Seia com final de época muito interessante

Paulo Costa e Dora Leal, ambos do Clube de Xadrez de Seia, apuraram-se este fim-de-semana para a fase final do Nacional de Xadrez Universitário, representando, respectivamente, o Politécnico de Viseu e a Universidade da Beira Interior. Paulo Costa, actual detentor do título, foi o vencedor do torneio preliminar, com 5,5 pontos em seis jogos, enquanto Dora Leal foi terceira, com menos meio ponto, e a melhor xadrezista feminina. Já Luís Pina, ex-Grupo de Xadrez da Guarda, a estudar actualmente na Universidade de Lisboa, ficou-se pelo 16º lugar devendo agora disputar um segundo torneio preliminar.

Os xadrezistas senenses têm tido um final de época muito interessante, obtendo resultados muito satisfatórios nos últimos “open” do ano. Depois do triunfo de Paulo Costa no Open Atlântico, em Cascais, foi a vez de Jorge Bastos (ELO 1958) estar em destaque no torneio da Benedita ao garantir o quinto lugar da prova, com 6 pontos em oito jogos, entre 83 concorrentes. A competição foi ganha pelo MI Rui Dâmaso (Boavista), seguido pelo seu companheiro de clube Diogo Fernando (ELO 2434), ambos com 7 pontos, e de Carlos Carneiro (de Lisboa, ex-GX Guarda, ELO 2220). Por cá, Edgar Pereira (ADE) venceu o Torneio de Natal promovido pelo Oriental de S. Martinho (Covilhã). O xadrezista da Estação terminou a prova com 4,5 pontos em 5 possíveis, e em igualdade pontual com o segundo classificado, Octávio Pereira (Carapalha – Castelo Branco). Nos lugares seguintes aparecem Sérgio Batista (ADE), André Belo (Carapalha), Ricardo Rei (ADE) e Dora Leal (CX Seia, primeira feminina), todos com 4 pontos. Outros representantes senenses fora Hélder Santos (11º), Vítor Leal (15º) e Catarina Leal (17º). O torneio contou com a participação de 31 xadrezistas.

Em Castelo Branco, Octávio Pereira (ELO 1707), da Carapalha, ganhou o “Torneio de Encerramento” da respectiva Associação Distrital de Xadrez, com 15 pontos. A prova, realizada nas instalações da Escola Secundária Farias de Vasconcelos, em Castelo Branco, foi disputada por 30 xadrezistas dos quatro clubes filiados naquele distrito. Nuno Abreu (Carapalha) foi segundo, enquanto Fernando Gouveia (ADE) obteve o terceiro lugar e André Belo (Carapalha)o quarto, todos com 14 pontos. Rui Pereira (7º) foi o melhor do CCD Oriental de S. Martinho e Vanessa Sequeira (13º) foi a melhor classificada do Núcleo Sportinguista do Fundão. Na Guarda, Maria João Nascimento foi a vencedora do torneio de xadrez para jovens disputado na Serra da Estrela, integrado no estágio promovido pelo GXG, com 5 pontos em 5 jogos. Seguiram-se elementos da novíssima geração: João Ferreira, a ponto e meio; Hugo Ferreira, Hugo Gomes e Catarina Gonçalves (os três com 2 pontos) e Pedro Antunes. Maria João atravessa um estágio de desenvolvimento na modalidade bastante superior aos dos outros juvenis. Foi vice-campeã escolar do concelho da Guarda há quatro anos e já teve depois disso duas ou três presenças de qualidade em campeonatos nacionais de subs.

Sobre o autor

Leave a Reply