Só cinco atividades estão programadas amanhã na Beira Interior para assinalar as Jornadas Europeias do Património. O tema deste ano é “Património e Paisagem urbana” e por cá será motivo para visitas guiadas, uma palestra e um percurso lúdico educativo. A participação é gratuita.
Este mini-roteiro começa com visitas guiadas aos centros históricos de Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa, Castelo Melhor e Castelo Rodrigo, assim como ao Convento de Santa Maria de Aguiar. O objetivo é conhecer monumentos e antigos núcleos urbanos medievais no contexto do Parque Natural do Douro Internacional e Parque Arqueológico do Vale do Côa. A organização, a cargo destas entidades, avisa que as inscrições são limitadas e que os participantes terão que se deslocar nas suas viaturas. Mais informações pelo 279/768260 ou emails visitas.pavc@igespar.pt e pndi@icnb.pt. Na Guarda, há uma visita guiada ao TMG, mas reservada aos funcionários da Águas do Zêzere e Côa, empresa mecenas do Teatro Municipal. No sábado à tarde será possível assistir à peça “Tempestade num copo de água”, pelo Cassefaz/Shakespeare Woman Company.
Na Covilhã, entre amanhã e domingo, o Museu de Lanifícios proporciona visitas temáticas na Real Fábrica Veiga em torno dos ambientes fabris e um “peddy papper” para os mais pequenos na zona da Ribeira da Goldra. As crianças serão também desafiadas a desenhar o que viram nesse passeio e, à tarde, poderão ouvir histórias. No sábado, há duas palestras sobre o passado industrial da cidade, por Ana Martins e Elisa Pinheiro. Já no Fundão, o Museu Arqueológico promove amanhã uma palestra sobre espaços romanos termais, isto a propósito das termas da Quinta do Ervedal, em Castelo Novo, onde falará Pilar Reis. Por sua vez, o município de Trancoso programou um percurso lúdico-educativo em torno das esculturas criadas no simpósio organizado em junho passado. A iniciativa destina-se aos alunos do 2º e 3º ciclos, mas também ao público em geral, e o ponto de partida é a estátua da Mofina Mendes, junto ao Convento dos Frades. As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, coordenadas em Portugal pelo IGESPAR, para chamar a atenção dos cidadãos para a importância da salvaguarda do património. Este ano pretende-se alertar para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos.