Arquivo

Patricia Barber no TMG

Norte-americana é considerada uma das melhores cantoras e pianistas de jazz da atualidade

Patricia Barber, uma das melhores cantoras de jazz da atualidade, atua amanhã à noite no TMG. A norte-americana apresenta “Smash”, o seu último disco estreado no início do ano nos Estados Unidos.

Natural de Chicago, Patricia Barber tem vindo a construir uma carreira brilhante, não só como vocalista e pianista, mas também como excelente e inovadora letrista. Depois de vários discos editados pela conceituada Blue Note, “Smash” está no mercado com a chancela da Concord Music e tem sido muito elogiado pela crítica e o meio jazzístico internacional. O site especializado “All About Jazz”, por exemplo, louva-o por revelar «o seu impressionante domínio do piano e a sua forma ímpar de abordar os “standards”, além de mostrar composições originais primorosamente elaboradas». Já para o diário “Chicago Tribune” “Smash” tem «uma brilhante coleção de canções originais, todas envoltas na voluptuosa voz de Barber, mergulhada numa instrumentação atmosférica e assumindo um enorme passo em frente na sua carreira. Estas canções, por vezes ambíguas no seu significado mas extremamente sedutoras na sonoridade, revelam a grande capacidade que Barber possui na composição inspirada, nos arranjos nada convencionais e na criatividade mágica no “piano solo”».

Patricia Barber nasceu na década de 50 do século passado no seio de uma família de músicos profissionais, pelo que estava desde logo “condenada” a dedicar-se a esta arte – o pai, Floyd “Shim” Barber, era saxofonista na famosa banda de Glenn Miller. A artista baseia as suas atuações nas vocalizações, na tradição do jazz e dos blues e na sua mestria ao piano. Por outro lado, o seu repertório tanto inclui originais como standards rock, como “Black Magic Woman”, por exemplo. A sua carreira conta mais de uma dezena de discos editados, com destaque para “Split” (1989), “Verse” (2002), “Mythologies” (2006) ou “The Cole Porter Mix” (2008). Na Guarda, Patricia Barber atua com Dave Miller (guitarra), Larry Kohut (baixo) e Jon Deitemyer (bateria).

Patricia Barber sobe ao palco do grande auditório amanhã à noite

Sobre o autor

Leave a Reply