Arquivo

Passivo da Câmara diminuiu 20 milhões num ano

Guarda

O presidente da Câmara da Guarda revelou na Assembleia Municipal de terça-feira que o passivo do município baixou 20 milhões de euros num ano.

Numa intervenção de balanço do primeiro ano do seu mandato, Álvaro Amaro divulgou alguns dados da sua gestão, dando destaque à redução do passivo, que era de 121 milhões de euros a 30 de junho de 2013. «Três meses após tomarmos posse, a 31 de dezembro desse ano, o passivo era de 107 milhões e a 30 de junho de 2014 eram 102 milhões. São menos 20 milhões comparativamente há um ano atrás», afirmou, citando números do relatório do revisor oficial de contas da Câmara da Guarda. Nesta sessão, marcada pelo facto de alguns deputados de diferentes bancadas, nomeadamente a CDU, terem reconhecido «positivamente» o trabalho já realizado pelo atual executivo, o presidente do município recordou os dados da auditoria externa às contas do município, que revelou uma dívida total de cerca de 91 milhões de euros. No entanto, Álvaro Amaro surpreendeu os deputados ao anunciar que pondera pedir aos seus antecessores que expliquem «determinada situação» que não revelou.

Anteontem, a Assembleia Municipal aprovou, por maioria, sem votos contra, a ratificação da contração de parte (6,9 milhões) do empréstimo de 12,9 milhões de euros com a Caixa de Crédito Agrícola. Também a redução das taxas de Derrama e as alterações ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) (ver texto na pág.7) foram aprovados por maioria.

Sobre o autor

Leave a Reply