Lotados ou a caminho disso. A região da Serra da Estrela continua a ser um destino de eleição dos portugueses para passar o “Réveillon” e as taxas de ocupação dos hotéis confirmam essa tendência. A poucos dias do Fim de Ano, a generalidade das unidades hoteleiras da zona, onde a neve constitui sempre uma atracção, não aceita mais reservas.
Na passada terça-feira, os dois hotéis localizados em plena Serra da Estrela já tinham «lotação esgotada», adiantou Rita Mota, responsável pelo Departamento de grupos da Turistrela. No Hotel Serra da Estrela, situado nas Penhas da Saúde, nem o preço – que não é acessível a todas as bolsas – afastou os interessados. Assim, os 80 quartos estão reservados pelo valor de 990 euros por casal, num “pack” que inclui duas noites, refeições e animação. Do mesmo grupo, também a Varanda dos Carqueijais já tem os seus 50 quartos todos ocupados pelo valor de 890 euros por casal, «muito semelhante aos do ano passado». Já os Chalés de Montanha estavam todos ocupados. Do outro lado da Serra, o panorama é o mesmo. Com um pacote de quatro noites por 245 euros por pessoa em quarto duplo, há mais de uma semana que o Hotel Eurosol Seia Camelo, com 79 quartos, «está esgotado», refere um dos seus responsáveis, Jorge Camelo. Já no Eurosol Gouveia, que dispõe de 48 quartos, o montante a pagar por pessoa é de 198 euros, também em quarto duplo, mas neste caso o alojamento é apenas de três noites.
O Hotel Turismo de Trancoso também tinha os seus 53 quartos todos reservados na última terça-feira, perfazendo um total de 116 pessoas. O seu director, Luís Pedro Cerveira, disse mesmo não se «poder queixar» desta quadra, pois no ano passado a unidade encheu totalmente para a passagem de ano. Os preços variam dos 320 euros por pessoa em quarto duplo, num programa de três dias e duas noites, aos 370 euros no caso de quatro dias e três noites. Na capital de distrito, o Hotel Vanguarda, com 82 quartos, está «completo» há vários dias pelo preço de 171 euros por pessoa em quarto duplo, indica Liliana Neves, da central de reservas da Natura IMB Hotels. Do mesmo grupo, o Hotel Turismo da Covilhã ainda tinha três quartos disponíveis na terça-feira, mas, «tendo em conta a procura que estamos a ter, provavelmente irá encher», salientou. Deste modo, a esmagadora maioria dos 104 quartos já estava reservada com os preços a variarem entre os 232,50 e os 342 euros por pessoa, consoante se trate de uma ou duas noites, respectivamente.
Ainda na “cidade-neve”, o Hotel Tryp D. Maria, com 87 quartos, já não tinha «mais disponibilidade», tendo sentido «uma forte procura de última hora de produtos mais económicos», indica o director Luís Ferreira. O “package” de “Réveillon” tem o preço de 450 euros por pessoa, que inclui quatro dias e três noites, mas «nem todas as pessoas optaram por este pacote». Outras unidades hoteleiras da região como o Hotel Príncipe da Beira, no Fundão, e a Pousada de Belmonte ainda dispunham de alguns quartos por reservar, mas as expectativas dos seus responsáveis iam no sentido de virem a esgotar. No primeiro caso, o preço é de 287 euros por pessoa em quarto duplo num programa de duas noites e no segundo de 480 por pessoa num programa de três noites.
Ricardo Cordeiro