Arquivo

Passagem de Ano Académica é já cartaz citadino

Na Guarda decorreu na passada quinta-feira, 19 de dezembro, a segunda edição da passagem de ano académica.

A semelhança do passado ano, esta foi uma iniciativa promovida pelo Instituto Politécnico da Guarda em colaboração com as associações de estudantes locais, a Câmara da Guarda, a Agência para a Promoção da Guarda, NERGA, a Associação Comercial, e com o apoio do comércio e restauração local.

A comemoração iniciou-se pelas 17 horas, com arruada de tunas, que mais tarde atuaram na Praça Velha, e incluiu a atuação da banda Hi Fi e dj’s.

“Esta iniciativa foi um grande sucesso” afirmou António Pissarra, docente do IPG e um dos responsáveis pela organização. “É uma marca que o Politécnico da Guarda registou, pretendendo-se que seja uma referência em Portugal”.

A passagem de ano académica da Guarda foi, aliás, pretexto para a vinda à Guarda de estudantes de outros pontos do país, nomeadamente de Coimbra, Aveiro e Porto, havendo ainda a registar, como nos foi referido, a presença de estudantes espanhóis.

“Julgo que esta iniciativa é importante para a Guarda, para o Politécnico”, acrescentou António Pissarra que recordou ser esta “uma cidade com uma larga e antiga tradição académica. Um evento como este honra a Guarda e honra a academia da Guarda”.

Este docente evidenciou a estreita colaboração, em termos organizativos, de alunos de vários cursos do Politécnico da Guarda, destacando ainda que “a passagem de ano académica é igualmente um laboratório para várias unidade curriculares da área da comunicação”.

António Pissara lembrou que este empenho dos alunos permitiu, ao nível da divulgação, fazer mais de 100 mil convites numa das redes sociais, “o que não deixa de ser uma boa marca”.

Satisfeito com a iniciativa estava também o Vice-Presidente do IPG, Gonçalo Fernandes, para quem, “apesar do frio, a segunda edição da passagem de ano académica tem um balanço muito positivo, por tudo o que ela constitui, em termos de animação, dinamização e relação com a cidade da Guarda, da qual é já um cartaz”.

A passagem de ano académica será para continuar e assumir uma cada vez maior dimensão, acrescentou-nos o Vice-Presidente do IPG que fez notar a “expressiva adesão dos estudantes e de muitas outras pessoas”.

A pensar a importância deste tipo de inciativas está a ser organizada uma outra para o período que antecede as férias de Verão. Isto mesmo foi dado a entender pelo Presidente do Politécnico da Guarda, Constantino Rei, antes de ser assinalada, simbolicamente, a passagem de ano.

O programa incluiu o habitual espetáculo multimédia e fogo de fim de ano, com a tradicional contagem final até à meia-noite.

Sobre o autor

Leave a Reply