Arquivo

Parque eólico dos Mosqueiros já funciona

Infraestrutura energética vai evitar emissão de 49 mil toneladas de CO2 por ano

Desde a passada quarta-feira que o parque eólico dos Mosqueiros, entre as freguesias de Fernão Joanes e Seixo Amarelo, no concelho da Guarda, está ligado à rede eléctrica nacional. O parque é propriedade da “Ventos do Seixo Amarelo”, detida pela Generg e pela Energie Estrela.

Dois dias depois da sua ligação, a Ventos do Seixo Amarelo e aquelas duas Juntas de Freguesia acordaram que cada autarquia receberá 50 mil euros, como parte das contrapartidas geradas pelo aproveitamento eólico. A Câmara da Guarda também vai receber 2,5 por cento da facturação, enquanto os proprietários dos terrenos usados para a colocação das torres vão auferir de uma renda anual no valor de 1.250 euros por cada hectare ocupado. O meio ambiente é outro dos ganhadores, pois prevê-se que o projecto dos Mosqueiros evite a emissão de 49 toneladas de CO2 por ano. Em 2002, a Generg e a Energie Estrela rubricaram um protocolo com vista à criação de parques eólicos no concelho da Guarda, sendo este o primeiro resultante dessa parceria.

Os Mosqueiros têm uma potência de 8 MW, num investimento de 10 milhões de euros, e vão servir 16 mil pessoas. No futuro serão montados mais 10 aerogeradores – prevê-se que as obras comecem em Setembro – de forma a rentabilizar a linha de alta tensão instalada no local, bem como outras infraestruturas já existentes. Depois dessas obras, no valor de 35 milhões de euros, o parque deverá abastecer 56 mil pessoas. Neste momento decorrem conversações entre várias empresas do sector de forma a aumentar a capacidade de injecção de energias limpas produzidas no concelho da Guarda na rede eléctrica nacional, o que permitirá viabilizar outros investimentos na região.

Sobre o autor

Leave a Reply