Arquivo

Organização da Feira de São Bartolomeu ambiciona 150 mil visitantes

Da Weasel, Xutos e Pontapés, Tony Carreira e Roberto Leal são cabeças de cartaz do certame que começa amanhã em Trancoso

A organização da histórica Feira de São Bartolomeu, que começa amanhã em Trancoso e termina dia 22, acredita que estão reunidas as condições para que nesta edição seja superado o maior número de visitantes de sempre, apontando para as 150 mil pessoas. O cartaz «muito forte» e o aumento de dez para 11 dias, são os principais factores que levam a que António Oliveira, presidente da ACITAM – Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Trancoso, Aguiar da Beira e Mêda e director da Feira, ambicione mais que os 120 mil visitante de 2003.

António Oliveira espera que 2005 seja «um ano de consolidação» da Feira que em 1992 viu iniciado um processo de reestruturação e modernização num «esforço significativo» da autarquia e da ACITAM, que co-organizam o evento. Um trabalho levado a cabo com o objectivo de «reestruturar e dar outra dinâmica» a um evento que chegou a estar «quase moribundo», diz. Assim, graças a um programa «extremamente forte» e ao incremento do número de dias levam a que Oliveira acredite numa verdadeira enchente em Trancoso: «Esperamos ter durante os 11 dias e as 11 noites 150 mil pessoas na Feira deste ano», admite. Em 2004 o objectivo de superar os 120 mil visitantes não foi superado «muito por culpa» dos três dias de chuva que «anormalmente» ocorreram. À semelhança dos anos anteriores, a política de bilhetes de preço baixo continua. Assim sendo, os ingressos custam este ano 2,5 euros, sendo que a entrada só é cobrada a partir das 19 horas. O presidente da ACITAM considera que a organização elaborou um programa «que correspondesse às expectativas de diferentes tipos de público-alvo», destacando os espectáculos de Roberto Leal, Da Weasel, Xutos e Pontapés e Tony Carreira.

Amanhã à noite, primeiro dia do certame, sobe ao palco Roberto Leal, seguindo-se os Da Weasel no sábado e o fadista Carlos do Carmo (domingo). Na segunda-feira, é a vez do popular Emanuel e na terça de Mónica Sintra. Para dia 17, está agendado o concerto dos Quinta do Bill, enquanto que a 18 e 19 actuam, respectivamente, Quim Barreiros

e Tony Carreira. Já no sábado, dia 20, os Xutos e Pontapés prometem a animar a noite, enquanto que o domingo está reservado para o 16º Festival de Folclore e para os Canta Baía. A última banda a actuar nesta edição, dia 22, são os Mercado Negro. À semelhança dos anos anteriores, o recinto da feira apresenta um total de 32 mil metros quadrados, dos quais 1.750 são cobertos, a funcionar no pavilhão multiusos, contando com mais de 160 expositores distribuídos por 230 locais/stands de exposição. Estarão patentes expositores de actividades económicas diversas, como mobiliário, materiais de construção, serviços informáticos, industria agro-alimentar, maquinaria agrícola e industrial e sector automóvel, entre outras. No recinto da feira encontram-se ainda mais de três dezenas de operadores de hotelaria, como tasquinhas típicas, pavilhões de Farturas e bares, assim como inúmeras diversões. O recinto da Feira dispõe ainda de uma praça de espectáculos com um palco de 180 metros quadrados equipado com duas telas de projecção colocadas lateralmente. A Feira de São Bartolomeu é a mais antiga feira franca do país, tendo sido criada por D. Afonso III que lhe concedeu carta de Feira em 8 de Agosto de 1273.

Interesse dos agentes económicos sempre a crescer

A Feira de São Bartolomeu suscita cada vez maior procura entre os agentes económicos da região e do país. Desta forma, ao longo dos últimos anos, a tendência tem sido quase sempre a de um aumento do número de stands e expositores presentes. Em 1999, entre os espaços para as Feiras de Actividades Económicas e Artesanato, contaram-se 90 expositores divididos por 141 stands, contra 101 e 158, respectivamente, no ano 2000. Já em 2001, o certame da, agora, cidade de Bandarra acolheu 94 expositores distribuídos por 136 stands, enquanto que em 2002, participaram 100 expositores em 158 stands. Em 2003, a Feira contou com 96 expositores e 156 stands. Já em 2004 o certame contou com os mesmos 160 expositores deste ano, distribuídos por 228 lotes.

Sobre o autor

Leave a Reply