Trancoso acolhe desde ontem, e até ao dia 23, a Feira de São Bartolomeu. Este ano, graças à construção do pavilhão multiusos, recentemente inaugurado por Durão Barroso, o recinto da feira foi alargado para 32 mil metros quadrados, o que permite aumentar o número de expositores. Segundo António Oliveira, presidente da Associação Comercial Industrial dos Concelhos de Trancoso, Aguiar da Beira e Meda (ACITAM), a construção do pavilhão multiusos dentro do recinto da feira «aumenta as expectativas da organização e permite um salto qualitativo e quantitativo no evento».
O pavilhão multiusos vai alojar a Feira de Actividades Económicas, que vai contar com 120 expositores e um bar restaurante típico. Assim, a Feira de Artesanato, com 65 expositores, fica ao lado do pavilhão libertando espaço para as restantes mostras que irão decorrer no exterior. Este ano o evento vai contar com a presença de uma nova exposição de Maquinaria Industrial, que terá seis expositores, para juntar à de Automóveis, localizada em zonas exterior e interior, com 10 expositores, e à de Maquinaria Agrícola, com 15 expositores. Isto tudo, para além dos locais reservados às entidades institucionais e Aldeias Históricas. António Oliveira espera que este aumento de espaço e novas instalações tragam mais público, «para isso aumentamos também o número de dias em que decorrerá a feira». Além das várias exposições patentes ao público, haverá ainda variadas actividades a decorrer em paralelo. Também a área de diversões foi alargada e todas as noites terão lugar espectáculos musicais para os mais diversos gostos.
Hoje, o espectáculo ficará a cargo de Toy, enquanto amanhã será a vez de Ágata subir ao palco. Os Santos e Pecadores vão animar a noite de sábado e no domingo caberá a Vitorino e José Carvalho fazerem ecoar os sons tradicionais. Dia 18 será uma noite de ritmos diferentes com a banda de salsa Cuba Livre. Tony Carreira vai subir ao palco no dia seguinte, enquanto no dia 20 é a vez da Brigada Victor Jara abrilhantar a noite. A música popular portuguesa marcará presença com Quim Barreiros no dia 21. O público mais jovem não foi esquecido pela organização que lhes reservou Blind Zero no dia 22. A terminar, dia 23, serão os SantaMaria a fechar o programa. A Feira de São Bartolomeu tem um orçamento de 250 mil euros, tendo cada expositor que pagar em média 400 euros pelo lugar ocupado.