O francês Benjamin Tehoval abre, esta noite, o Festival de Blues da Guarda. Até ao final do mês, o Inblues imiscui-se na programação do TMG com os concertos dos britânicos Sons of the Delta, dos portugueses Nobody’s Bizness e de Honeyboy Hickling.
Tudo começa com a “one man band” de Benjamin Tehoval no café-concerto. Pela primeira vez em Portugal, e num concerto único, o multi-instrumentista (toca ao mesmo tempo guitarra, harmónica e percussão) interpretará sozinho um repertório de originais e alguns clássicos que vão de Robert Johnson a Chuck Berry. Editou três discos até à data, sendo que o último, intitulado “The Southern Sessions”, inclui a colaboração de John Denton (piano), Lou Lewis
(harmónica) e Wilko Johnson (guitarra) nalgumas das canções. Outra estreia absoluta no nosso país acontece no dia 20 com a dupla Sons of the Delta. No pequeno auditório, Mark Cole (voz e harmónica) e Rick Edwards (guitarra rítmica) tocam blues com uma mistura electro-acústica, baseados na música tocada nos cafés e nas ruas das localidades do delta do rio Mississipi (EUA), berço deste género musical.
O seu álbum de estreia (“One for the road”) surgiu em 2004, enquanto o segundo, “Made in Mississipi”, foi inspirado numa digressão pelo Sul dos Estados Unidos e está impregnado de referências a Muddy Waters e a John Lee Hooker. É este trabalho que vêm apresentar à Guarda. O Inblues regressa dia 26 com os portugueses Nobody’s Bizness e a sua versão dos clássicos de Bessie Smith a Muddy Waters. Trata-se de uma viagem pelo «blues rural, cru e acústico do inicio do século», adianta a produção. Os Nobody’s Bizness são Petra (voz), Catman (voz e harmónica), Luís Ferreira (guitarras), Pedro Ferreira (guitarra e voz), Luís Oliveira (baixo e voz) e Isaac Achega (bateria e percussão).
O festival termina, no dia 27, com um especialista em harmónica. Nesta estreia e espectáculo único em Portugal, Honeyboy Hickling, compositor, cantor e escritor de canções, actua na Guarda com Bob Wilson (guitarras e teclado), Tony Baylis (bateria) e Tony Stuart (baixo e voz). Ao longo da sua carreira, trabalhou com Steve Marriott, gravou com Bo Diddley e integrou o projecto “Blue Stars”, de Anthony Thistlethwaites (ex-Waterboys). Integrou também os ‘Nine Below Zero’, grupo com o qual fez digressões por toda a Europa. Tudo indica que o Inblues vai ter um segundo capítulo no Verão, desconhecendo-se ainda a programação. No entanto, incluirá certamente alguns concertos do Festival Internacional de Blues de Castela e Leão, que se realiza anualmente na cidade espanhola de Béjar.