Arquivo

Oferta formativa diversificada

Com alguns ajustamentos

O Curso de Enfermagem lecionado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda vai passar a ter apenas uma entrada.

“Trata-se de uma orientação interna do curso de enfermagem, que como é sabido, tinha duas entradas, isto é, os candidatos eram divididos em dois grupos; havia um conjunto de vagas para candidatos que entravam no mês de setembro, isto é, no início do ano letivo e depois outros candidatos que entravam apenas em março.” Referiu-nos o Presidente do Politécnico da Guarda, Constantino Rei.

De acordo com as suas afirmações, esta orientação colocava “problemas de organização, de gestão, de desmotivação dos alunos que ficavam seis meses sem fazer nada”.

Daí que se tenha procedido às necessárias alterações para melhor enquadramento da entrada neste curso. “Não teremos quarenta vagas como no ano passado, iremos ter sim, setenta vagas para a entrada de setembro e não haverá vagas para entrada de março”, acrescentou o Presidente do IPG.

Em termos de licenciaturas o Instituto Politécnico tem disponíveis as seguintes opções: Comunicação Multimédia, Animação Sociocultural, Educação Básica, Comunicação e Relações Públicas, Desporto, Contabilidade, Design de Equipamento, Energia e Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Informática, Engenharia Topográfica, Gestão, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Turismo e Lazer, Restauração e Catering, Gestão Hoteleira, Enfermagem, Farmácia.

O IPG oferece, por outro lado, 25 Cursos de Especialização Tecnológica: Acompanhamento de Crianças e Jovens; Animação e Organização Cultural; Aplicações Informáticas de Gestão; Automação, Robótica e Controlo Industrial; Condução de Obra; Construção e Reabilitação Urbana; Desenvolvimento de Produtos Multimédia; Desportos de Natureza; Energias Renováveis; Gestão Administrativa de Recursos Humanos; Gestão de Animação Turística; Gestão de Vendas; Instalação e Manutenção Redes e Sistemas Informáticos; Modelos e Protótipos para Design; Repórter de Imagem; Técnicas de Bioclimatismo; Técnicas de Contabilidade; Técnicas de Empreendedorismo; Técnicas de Gerontologia; Técnicas de Gestão da Qualidade e do Ambiente; Técnicas de Restauração; Técnicas de Secretariado Clínico; Tecnologias do Espetáculo; Topografia e Sistemas de Informação Geográfica; Treino Desportivo de Jovens Atletas.

Relativamente aos mestrados a oferta do Instituto Politécnico da Guarda engloba Ciências do Desporto; Educação e Organização de Bibliotecas Escolares; Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico; Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico; Computação Móvel; Construções Civis; Gestão; Marketing e Comunicação; Sistemas Integrados de Gestão (Ambiente, Qualidade, Segurança, Responsabilidade Social); Turismo e Tecnologias da Informação e Comunicação; Gestão e Sustentabilidade no Turismo; Enfermagem em Saúde Infantil e Pediatria; Enfermagem Comunitária.

Constantino Rei comentou-nos que o próximo ano letivo será marcado “sobretudo por uma redução do número de vagas, generalizada a todo o ensino superior e também ao Politécnico da Guarda”.

Com exceção feita ao curso de desporto, a redução de vagas no IPG, 75 a menos, “não é problemática, porque de facto, os últimos anos não temos conseguido preencher a totalidade das vagas”.

De acordo com Constantino Rei, este ajustamento, que diz ter sempre defendido, entre a oferta e a procura, “não será problemático para o Instituto e poderá, eventualmente, até ser vantajoso, caso ele também se concretize no litoral e sobretudo nos grandes centros urbanos”.

Para o próximo ano letivo o Instituto Politécnico da Guarda não abrirá vagas no curso de Secretariado e Assessoria de Direção, “porque entendemos que a procura do curso, neste momento, não justifica que ele se mantenha em funcionamento”.

Sobre o autor

Leave a Reply