Arquivo

O sonho de ser futebolista

EB 2,3de Vila Nova de Tázem e Secundária Afonso de Albuquerque vencem Taça Coca-Cola na Guarda

A EB 2,3 de Vila Nova de Tázem, em masculinos, e a Escola Secundária Afonso de Albuquerque, em femininos, foram os grandes vencedores da final distrital da terceira edição da Taça Coca-Cola, que decorreu no Estádio Municipal da Guarda no sábado. As meninas da Guarda bateram na final as suas congéneres da EB 2,3 de Fornos de Algodres, enquanto os jovens do concelho de Gouveia levaram a melhor sobre a equipa da Escola Secundária Afonso de Albuquerque.

Numa final decidida através da marcação de grandes penalidades, David Martins, guarda-redes da EB 2,3 de Vila Nova de Tázem, acabou por ser a grande figura do encontro ao defender um penalti. Bastante satisfeito, o jovem, também considerado um dos melhores guarda-redes do torneio, sentia-se um «herói» por ter decidido a final a favor da sua equipa. «Gostava de ser futebolista», diz o adepto «ferrenho» do Sporting e do avançado italiano Totti, admitindo que esse é afinal o «sonho de qualquer um». Agora que ganhou o “passaporte” para a final da competição em Lisboa, o atleta do Vilanovenses alimenta a «esperança» de poder ser descoberto por algum olheiro de um grande clube. Quem não vai ter a mesma sorte de ir até à capital é Marco Paulo Abade (EB 2,3 de Fornos de Algodres), melhor marcador do torneio. Contudo, o «sonho» de ser profissional de futebol é idêntico ao do David, garante.

Actualmente a representar o Courelas Sports Clube, o jovem goleador, que aprecia Simão e Figo, ficou obviamente satisfeito por ter sido o melhor marcador desta prova, realçando que o seu trabalho está «a dar frutos». A Taça Coca-Cola é promovida por aquela marca, em conjunto com a Fundação Luís Figo e Desporto Escolar. Trata-se do maior campeonato de futebol masculino e feminino do país em que participam jovens, dos 13 aos 15 anos, das escolas de todos os distritos do país. O campo de jogo tem as dimensões oficiais, enquanto o regulamento é aprovado pela UEFA e os árbitros são oriundos da Associação de Lisboa. A festa desportiva junta ainda todas as atracções do Futebol Park, um espaço de jogos e diversão em que o “desporto-rei”, os jovens e a família são os grandes protagonistas. A Taça Coca-Cola decorre de 22 de Janeiro a 5 de Junho, dia da final nacional no Estádio Universitário, em Lisboa.

Sobre o autor

Leave a Reply