Arquivo

“O Silêncio da Neve” vence Cine’Eco

O Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela atribuiu a Campânula de Ouro, o principal galardão desta mostra, a “O Silêncio da Neve – A Intoxicação Invisível do Ártico”. O seu realizador, o holandês Jan van den Berg, vai receber 2.500 euros.

O filme aborda «a sobrevivência das comunidades Inuit nas grandes planícies geladas da Gronelândia, onde os resíduos químicos de todo o mundo se vão acumulando invisivelmente e envenenando os indefesos habitantes daquela zona do globo», refere a organização do festival que terminou no sábado em Seia. Outro dos galardoados desta edição foi “Espui”, da espanhola Anna Soldevila, que venceu o prémio Antropologia Ambiental. A película “O Cruzeiro de Cascas de Banana”, de Salvo Manzone (Itália/França), foi considera a melhor curta-metragem do Cine’Eco, enquanto “Aquecimento Global”, de Knut Karger (Alemanha), conquistou o galardão Educação Ambiental. Já o prémio Camacho Costa foi atribuído ao documentário “Fé nos Burros”, de João Pedro Marnoto, que também recebeu uma menção honrosa do júri da juventude.

“Uma só Espera”, de L Praino Project (Portugal), obteve uma menção honrosa e o prémio Panorama Regional, destinado a documentários de realizadores da região serrana, foi para o filme “Mondego”, de Daniel Pinheiro. “Ecotopia”, de Yuksel Aksu (Turquia), foi a melhor longa-metragem para o júri da Juventude, que também destacou “Carbono por Água”, de Evan Abramson & Carmen Elsa Lopez Abramson (EUA), como melhor curta a concurso. O Cine’Eco, organizado pela Câmara de Seia, teve 13 longas-metragens e 13 curtas na competição internacional, outras 16 curtas-metragens disputaram a secção lusófona e dez no panorama regional, adiantou a organização.

“O Silêncio da Neve” vence Cine’Eco

Sobre o autor

Leave a Reply