Arquivo

O melhor da tradição no XXXº Festival de Folclore

Seis grupos etnográficos participaram no trigésimo Festival de Folclore da Mêda, que decorreu a 21 de junho no salão polivalente da Casa Municipal da Cultura.

Organizado pela Câmara Municipal e pelo Centro Cultural e Recreativo de Mêda, a atividade contou com as atuações do Rancho Folclórico “Os Traquinas”, da ARC de Quebradas (Azambuja), do Grupo Etnográfico das Aves (Santo Tirso), da Associação Folclórica das Cantarinhas de Triana (Rio Tinto), do Rancho Folclórico do Ferro (Covilhã), do Centro Sociocultural da Coriscada (Mêda) e do Rancho do Centro Cultural e Recreativo da Mêda. O festival começou com a tradicional concentração dos grupos frente aos Paços do Concelho, que seguiram em desfile até à Casa Municipal da Cultura. O encontro proporcionou demonstrações típicas de várias regiões, tendo sido presenciado por centenas de pessoas que não se cansaram de aplaudir os ranchos.

Para o vice-presidente do município, o folclore desempenha «um importante papel na preservação dos costumes e tradições e da necessidade de salvaguardar o património cultural das nossas gentes». Paulo Esteves acrescentou que «é importante passar para os mais novos o testemunho do passado e o gosto pela preservação da cultura popular das gerações ancestrais», sendo este um dos objetivos deste festival.

Sobre o autor

Leave a Reply