Arquivo

O idoso em debate na Guarda

Jornadas decorrem amanhã e sábado na Casa de Saúde Bento Menni

“Saber Envelhecer” é o tema das jornadas que decorrem amanhã e sábado no auditório da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda. Organizada pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, esta iniciativa procura contribuir para sublinhar a importância de «cuidar bem» as pessoas mais idosas para que cheguem a «saber envelhecer» com qualidade.

Amanhã o dia começa com uma mesa redonda sobre “Dignificar a Vida”, através da auto-realização de uma experiência na Academia Sénior, por Victor Santos. Segue-se a “Saúde Mental no Envelhecimento”, por Pedro Machado dos Santos, a “Dignidade no Envelhecer”, por David Coutinho, e a “Hospitalidade e os mais velhos, pela irmã Idília Carneiro e Ana Cristina Costa. A moderar o debate estará António Pissarra da Costa. Depois do almoço, Marcelo Feio orienta a conferência sobre “Horizontes da Gerontologia”, seguindo-se a segunda mesa redonda sobre “Dar Saúde aos Anos”. Em debate estarão os temas “Aprender a Envelhecer”, orientado pelo padre Vítor Feytor Pinto, “Envelhecimento: um desafio a vencer”, por Maria Isabel Tracana Santos, “O Envelhecimento – Viver a Velhice”, por Ana Cristina Freire, e “Estratégias preventivas no envelhecimento e na demência”, por Teresa Salgado Rodrigues.

No sábado, a jornada começa com a palestra de Horácio Firmino dedicada ao “Abuso e Negligência na 3ª Idade”, seguindo-se a terceira mesa redonda sobre as “Perturbações no Envelhecimento”. Em debate, moderado por Carlos Leitão, estarão as “Perturbações psicológicas e comportamentais nas demências”, por Duarte Falcão; as “Novas terapêuticas na demência”, por José Valente; “A depressão no idoso”, por Luís Marques; e “O delirium no idoso”, por Sara Mariano. À tarde, o tema “O Idoso e as Práticas Assistências” dá o mote à quarta mesa redonda do evento, que junta João Correia, com o tema “Comorbilidade em doentes internados”, Manuel Esteves e as “Relações interpessoais e envelhecimento”, Paula Carvalho e Maria João com “Treino da memória”, Georgina Marques e Cristóvão Marques, e as “Atitudes da família face ao doente”, e ainda Carlos Alves com o “Movimento e saúde no idoso”. José Lourenço Botas modera a última sessão destas jornadas, que serão encerradas por Pacheco Palha e pela irmã Alice Roseiro.

Sobre o autor

Leave a Reply