Arquivo

O dia da memória

O 39º aniversário da “Revolução dos Cravos” é assinalado por toda a Beira Interior com sessões solenes, música de intervenção, atividades desportivas e arruadas.

Há 39 anos, Portugal acordou livre. Hoje, o 25 de Abril continua a ser uma data que não se pode deixar de recordar enquanto acontecimento intenso que marcou uma geração e aproveitou às seguintes. Apesar dos tempos atuais parecem forçar apagamentos da memória, o Dia da Liberdade está aí para nos lembrar que o país conquistou a sua democracia e derrotou a ditadura. A “Revolução dos Cravos” é assinalada por toda a Beira Interior com sessões solenes, música de intervenção, atividades desportivas e arruadas.

Covilhã

O dia começa com uma sessão solene da Assembleia Municipal (10h30), marcada pelas intervenções dos líderes dos grupos parlamentares. À tarde (14h45), acontece um encontro de tunas no anfiteatro Jardim Mártir-in-Colo promovido pela Tuna Académica Moçoilas e depois (16 horas) o jogo de futebol Portugal-Uzbequistão (sub-20) no complexo desportivo. No sábado, o programa comemorativo da autarquia fecha com a eleição da miss Serra da Estrela no Teatro Municipal (21 horas). A iniciativa é organizada pelo Agrupamento 1122 CNE da Boidobra.

Fundão

Realiza-se hoje (10h30) uma sessão solene nos Paços do Concelho que inclui a atuação do Coro Misto da Beira Interior e intervenções de alunos do concelho. Também pode visitar a exposição de trabalhos de alunos sobre “Educar para a Liberdade”, patente na Câmara, e outra sobre Zeca Afonso n’A Moagem. O município propõe ainda uma mostra de canteiros “Cravos de Abril”, realizados pelas IPSS e ATL do concelho, na Praça do Município, um torneio de xadrez, uma mini maratona de futsal em Silvares e o evento gastronómico “Petiscar Abril, Beber Liberdade”, na Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão. No sábado, há um tributo a Zeca Afonso, com o músico Victor Almeida e Silva, na sede do Grupo Desportivo e Cultural de Silvares (21h30).

Gouveia

A Câmara escolheu o dia para assinar protocolos de cedência de edifícios e de um terreno a Juntas e coletividades. Ao final da tarde, atua o Rancho Folclórico de Gouveia, uma das instituições contempladas.

Guarda

Como habitualmente, hoje (9 horas), a Câmara apenas faz a cerimónia do hastear da bandeira. O forte das comemorações teve lugar ontem na escola básica do Bonfim, na cidade, onde os alunos deste estabelecimento e do vizinho jardim-de-infância da Sé fizeram a sua interpretação da efeméride. Foram lidos poemas, cantadas canções, encenadas dramatizações e feitas apresentações multimédia alusivas ao 25 de Abril. Por sua vez, o núcleo da Guarda da Associação 25 de Abril organiza o tradicional almoço comemorativo, que este ano decorre na Associação Cultural, Social e Recreativa da Sequeira. Pelas 16h30, tem lugar a “marcha pela liberdade” no Jardim José de Lemos.

Manteigas

É com música que se celebra o Dia da Liberdade no município serrano. A banda FPM – Funk Pop Music sobe ao palco do auditório do Centro Cívico (16 horas) para interpretar “Canções de Abril”. Durante o concerto serão entregues os prémios do XXVIIº Concurso Fotográfico de Manteigas.

Pinhel

A Assembleia Municipal evoca a “Revolução dos Cravos” em sessão solene (10 horas), que será antecedida do hastear da bandeira.

Seia

A Assembleia Municipal reúne em sessão extraordinária (10 horas) onde vão discursar os vários representantes partidários eleitos. Ontem à noite, houve o concerto “da comunidade para a comunidade” no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura em que participaram a Escola Profissional da Serra da Estrela, José Belarmino, Puro Acaso, Célia Oliveira, Ensemble de guitarras da Serra, Hugo Rodrigues, Curi (The Curimakers), Cantus Firmus e os Bombeiros Voluntários.

Tortosendo

A Junta de Freguesia, à semelhança de anos anteriores, organizou ontem à meia noite a tradicional “Arruada de Abril”, em que os tortosendenses desfilam pelas ruas da vila após ouvirem a “Grândola Vila Morena”, tocada pela Filarmónica Sanjorgense. Hoje, pelas 13 horas, o Centro Popular de Trabalhadores dos Pinhos Mansos promove o habitual almoço de “25 de Abril”.

Sobre o autor

Leave a Reply