Arquivo

O Corpo e o Gesto em ação, na EPT

Escola Profissional de Trancoso

Os alunos da turma do 2º ano de Animador Sociocultural, participou num workshop que decorreu durante toda a semana, de 25 de fevereiro a 1 de março, na sala polivalente da Escola Profissional de Trancoso.

O formador, Zé Pedro Ramos,  trabalhou com os alunos alguns conteúdos fundamentais para aplicação em contexto de trabalho, nomeadamente indicados para o estágio curricular a decorrer neste ano letivo.

Os conteúdos deste workshop visavam a preparação do animador como ser criativo e consciente do poder da comunicação não verbal. A aplicação dos conceitos da linguagem corporal foi a estratégia de ação do formador, que “levou” o grupo de trabalho a desenvolver diversas dramatizações que, potencialmente, poderão originar espetáculos teatrais, ou simples “hora do conto”.

O corpo e a linguagem-corporal (consciente ou inconsciente) representaram a matéria prima desta semana de trabalho e, independentemente dos resultados visíveis, resultou não só numa experiência coletiva, mas, principalmente, numa tomada de consciência individual, uma vez que, se pensarmos um pouco mais seriamente sobre isto, concluiremos também que nos nossos encontros diários poderemos ser melhor compreendidos e tornar o nosso discurso mais eficaz e mais persuasivo.

Todos se deviam deter um pouco sobre estas matérias. Pergunto: apresentaremos aos outros o nosso ser autêntico? Não nos contradizemos, por vezes, dizendo (falando) uma coisa e demonstrando outra? Quando queremos “seduzir”? Mas, especialmente em certas atividades, deveremos ponderar toda uma realidade inconsciente de comunicação e questionar o outro, descobrindo as suas “barreiras e fraquezas” para então nos “apoderarmos” dele. A nossa linguagem, a nível corporal, poderá contribuir para muitos dos nossos fracassos de vida, mas também poderá ser a solução para melhores dias de relacionamentos puros e controlados.

Para um animador sócio cultural, a consciência e domínio da sua comunicação corporal é fundamental à sua atividade profissional, só desta forma aperfeiçoará junto do grupo e do indivíduo de forma certeira e eficaz.

Segundo o formador, o resultado foi muito positivo, o nível de entrega e dedicação dos alunos foi muito bom, originando grandes momentos de criação e desenvolvimento pessoal e coletivo.

José Pedro Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply