Apesar do sucesso que foi o comboio turístico da Associação Comercial da Guarda (ACG) e das milhares de pessoas que por ele passearam, o veículo mudou agora de “estação” e foi para Manteigas. Depois desta temporada no Vale Glaciar ainda não está previsto o próximo destino.
No entanto, o balanço da estadia pela Guarda «foi super positivo», confessa com agrado Jorge Godinho, acrescentando ainda que «milhares de pessoas» tiveram a possibilidade de conhecer a cidade de uma maneira diferente do que é habitual. O período em que o comboio esteve estacionado na cidade, serviu para provar que os egitanienses, «desde que tenham motivos saem à rua», desmentindo assim algumas críticas, que apontam que os habitantes não participam, pois «o comboio andava sempre cheio», sublinha o responsável. Segundo o presidente da ACG, o objectivo foi o de promover alguns passeios turísticos pela zona da Guarda-Gare, Póvoa do Mileu e centro da cidade, daí haverem, «trajectos diversificados». Abaixo e acima, as três carruagens fizeram as delícias das centenas de crianças de jardins-de-infância e escolas, dos idosos dos lares, dos turistas e de muitos curiosos. A faixa etária mais privilegiada foram as «crianças», seguindo-se o «consumidor normal», como pais e filhos, e também «muitos turistas», comenta Jorge Godinho. Outra lição que a Associação tentou transmitir com esta iniciativa, «foi o da cooperação entre as diversas instituições», sublinha o responsável, acrescentando que colocaram «à disposição um bem, sem receber nada em troca». Isto porque acreditam que as instituições devem estar em convívio umas com as outras, e «foi isso que fizemos», acentua o presidente.
Desde a semana passada que o comboio deixou a Guarda e foi para outra “estação”, estando, desta vez, estacionado em Manteigas, «onde o sucesso também já está garantido», sublinha o responsável, «tendo em conta a grande afluência dos primeiros dias». Depois da temporada no Vale Glaciar, ainda não há nada para já definido, apesar de concordar que fazia sentido regressar à Guarda, mas debate-se com o problema das despesas, pois «é tudo custeado pela Associação, o que se torna dispendioso». Para além dos passeios, aproveitaram a oportunidade para distribuir “flyers” sobre o comércio tradicional e a Guarda rural, ou seja, «aproveitamos para divulgar o que achámos que era estratégico», explica Jorge Godinho. Em termos comerciais o presidente acredita que foi uma mais-valia, pois permitiu dar a conhecer outros estabelecimentos comerciais, «e não só os que estão no centro da cidade». Por tudo isto esta iniciativa foi, sem margem para dúvida, «um sucesso», considera o responsável.
Agora o comboio turístico está em Manteigas, onde será possível viajar pelo centro da vila. A ideia é mostrar a localidade, realçando sempre o espírito do comércio tradicional existente. Em Manteigas, a iniciativa é da Associação Comercial da Guarda em colaboração com a Câmara Municipal local.
Patrícia Correia