Arquivo

O “carteiro-fotógrafo” da Guarda

Fotografia de Mário Caramelo foi selecionada para o livro “Portugal Connosco”

Mário Caramelo é o único carteiro da Estação de Correios da Guarda que se pode orgulhar de ser autor de uma das 200 fotografias a nível nacional que foram selecionadas para o livro “Portugal Connosco – O Olhar dos Carteiros”. A imagem, bem como a publicação, foram apresentadas na cidade na semana passada, numa sessão em que estiveram expostos os 200 retratos escolhidos para o livro.

O carteiro de 45 anos confessou que foi com «orgulho» e «surpresa» que recebeu a notícia de que uma fotografia sua tinha sido selecionada entre cerca de 86 mil tiradas por colegas seus de todo o país. «Fiquei muito satisfeito por, no meio de tantos, ter sido um dos selecionados. Não é todos os dias que isto acontece», declarou Mário Caramelo, um dos cerca de 25 carteiros da Estação da Guarda que aderiu à iniciativa. O instante que mereceu a distinção do júri foi captado, em maio passado no dia da Festa do Senhor do Barroquinho, no Barracão. «Costumo fazer a entrega de correio naquela área e por coincidência estava lá perto quando a banda ia a passar, como tinha a máquina no saco, lembrei-me de tirar a fotografia enquanto esperava que a banda passasse. Foi uma boa surpresa vê-la no livro», frisou.

Paula Padrão, da direção de comunicação dos CTT, explicou que a ideia desta obra surgiu em 2011 para motivar os carteiros, «uma profissão tantas vezes esquecida, quando eles têm um papel tão importante porque vão onde mais ninguém vai». Foi-lhes então fornecida uma máquina fotográfica descartável para que fotografassem o seu dia-a-dia durante um mês e o resultado foi «bastante positivo porque aderiram 3.500 dos cinco mil carteiros da empresa». A iniciativa “Portugal Connosco”, também divulgada na Covilhã no passado dia 22, deu origem a 86 mil fotografias, tendo sido selecionadas 200 pelo júri, composto por uma curadora, um fotógrafo e um elemento dos CTT, e que foram expostas em Lisboa em dezembro e janeiro.

Ricardo Cordeiro O representante da Guarda com a imagem escolhida pelo júri entre 86 mil de todo o país

O “carteiro-fotógrafo” da Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply