Arquivo

O Carnaval sai à rua

Com o Entrudo à porta, “O Interior” evoca algumas das tradições carnavalescas que pode encontrar na região. Apresentamos quatro sugestões para uns dias de folia e divertimento. A maioria das iniciativas são corsos carnavalescos que têm em comum um cariz p

Em Famalicão da Serra, no concelho da Guarda, os habitantes juntam-se todos os anos na noite terça-feira para conceder uma última e irreverente homenagem ao Entrudo. Deste modo no dia 24, por volta das 15 horas, começa a tourada de Entrudo, seguida, caída a noite, pelo tradicional Enterro do dito, que levará consigo todos os males da comunidade. É que na hora da despedida do Entrudo, o maltrapilho carrega todos os infortúnios do mundo e os defeitos dos homens redimindo-os, para descanso das almas mais mortificadas, numa fogueira purificadora. Até lá, o caixão é transportado pelas ruas da aldeia até ao juízo final das chamas, bem no centro da povoação, onde dezenas de “pecadores” assistem à sua morte. Numa festa contagiante, a música dos NemFáNemFum vai dar vida à cerimónia fúnebre e animar o ambiente carnavalesco da noite de terça-feira.

Vila Franca das Naves

O Carnaval em Vila Franca das Naves, com mais de dez anos de tradição, passou a ser uma referência no calendário daquela localidade e do distrito. Na essência de uma manifestação meramente popular, passou a ser um dos corsos carnavalescos mais procurados da região. O momento da festa mais importante é, sem dúvida, o corso alegórico que, com muitos foliões, muita música e muitos carros, percorre as principais artérias de Vila Franca das Naves. Carros figurados, convenientemente decorados com motivos diversos que reportam essencialmente à realidade local, prometem deixar recados a políticos e outros figurões locais e nacionais. Assim, no domingo, vão participar no corso carnavalesco mais de 10 carros alegóricos preparados e animados por associações e grupos de populares daquela freguesia do concelho de Trancoso e de localidades vizinhas, alunos do curso de animação da Escola Profissional de Trancoso, bem como alguns grupos musicais de animação de rua, nomeadamente a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Trancoso e os NemFáNemFum. Para concluir o dia de folia, está previsto um baile de máscaras. Na Terça-feira Gorda, o corso volta a encher as ruas de animação.

Ciudad Rodrigo

Aquele que é considerado o mais genuíno e antigo Carnaval de Espanha é motivo de atracção para espanhóis e portugueses. É o único Carnaval do mundo que une a máscara e o touro. O resultado é o Carnaval do Touro, uma festa única que começa já amanhã e prolonga-se até dia 24 de Fevereiro. A música das “charangas” é um som característico que invade as ruas de Ciudad Rodrigo nestes dias e contagiam a todos com a sua alegria. Os disfarces dão cor e alegria, mas os “encierros”, a capeia ou a tourada são os elementos que conferem a singularidade a esta “fiesta”. As capeias nocturnas são cúmplices do espírito carnavalesco e costumam provocar autênticas apoteoses. O sábado, o dia grande do Carnaval de Ciudad Rodrigo, é marcado pela emoção da tourada e da capeia que decorrem na Plaza Mayor. E, no final do dia, pode-se também participar no Baile de Máscaras.

Penamacor

“Folguedos de Entrudo” é como se chama mais um grande desfile carnavalesco promovido pela Câmara Municipal de Penamacor. O domingo de Carnaval é comemorado de uma «forma simples», mas sempre com «muito humor, como é da tradição», garante o autarca Domingos Torrão. Um cartaz que aposta mais uma vez na participação popular, a qual «surpreendeu» no ano passado pela grande adesão. Assim, para dia 22 está marcado um bom momento de diversão que decorrerá em Penamacor, a partir das 15 horas, em forma de desfile organizado. A realização desta iniciativa conta com a participação de todas as Juntas de Freguesia e associações do concelho. Porque, como afirmou o autarca, «queremos uma festa caseira».

Sobre o autor

Leave a Reply