Arquivo

Novos colaboradores n’ O INTERIOR

Santos Costa, Norberto Gonçalves, Cláudia Teixeira e Carla Freire passam a escrever mensalmente

A partir desta edição, O INTERIOR vai contar com a colaboração de quatro novos colunistas mensais. Já esta semana, Santos Costa inaugura o espaço “Bandarra-Bandurra”. Seguem-se Norberto Gonçalves, Cláudia Teixeira e Carla Freire.

Fernando Santos Costa explica o nome dado à sua coluna: «Bandarra, pelos prognósticos e pela polémica; Bandurra, pela má-língua e vida-airada que o instrumento medieval Bandurra ilustra). Não cuido fazer amigos com este propósito, nem sequer aumentar o número de inimigos, pois são aqueles que o quiserem», diz. Nasceu no dia de S. Valentim do primeiro ano da segunda metade do séc. XX. Dividido entre as actividades do desenho e da escrita, persiste em dedicar-se a ambas e, por isso, a ser infiel a cada uma delas. Reside em Trancoso, terra adoptiva e adoptada. É politicamente arregimentado a facção partidária, o que não o impede de ser isento. A acutilância dos seus escritos polémicos provém do sangue lusitano, da combatividade latina, da intransigência beirã e do arrojo que lhe vai na mente. É presidente do Conselho de Administração da Trancoso Eventos e foi colaborador de vários órgãos de comunicação social regional e nacional, nomeadamente no “Independente” e Revista “Notícias Magazine”, bem como cartoonista do “Crime” e do “Diabo”. Dedica-se ao desenho, escrita, investigação histórica e etnográfica, caricatura, pintura e jornalismo. Tem vários livros publicados, nomeadamente, de banda desenhada.

Já Norberto Gonçalves tem 48 anos e é o presidente da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda e secretário da Direcção da Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais. É licenciado em Antropologia pela Universidade Técnica de Lisboa, professor na Escola EB 2 e 3 de S. Miguel, tendo sido secretário e vice-presidente do Conselho Executivo da EB 2 e 3 de Santa Clara. Exerceu ainda funções de Coordenador Distrital do Projecto Vida e, depois, do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência. É militante do PS, partido de que foi dirigente concelhio. Foi colaborador de vários órgãos de comunicação social regional.

Quanto a Cláudia Teixeira é formadora e docente na Universidade Portucalense, tem 37 anos, e foi candidata do CDS-PP a presidente da Câmara da Guarda, tendo sido eleita deputada para a respectiva Assembleia Municipal.

Por seu turno, Carla Freire nasceu em Angola, em 1973, é licenciada em Direito e exerce advocacia a tempo inteiro. Passou a sua infância e parte da adolescência na cidade da Guarda onde reside e é autora da colecção de livros “Oh mãe…”, cujo primeiro livro vai ser lançado este sábado. É casada, mãe de duas filhas e diz que «educar é, de todas, a tarefa mais complexa, exigente e mágica». Salienta também que «gosta de livros, não só de os ler, mas de os possuir. Mas, sobretudo, adora ouvir uma boa história».

Sobre o autor

Leave a Reply