Arquivo

Novo serviço no IEFP para formação de adultos

Parceria entre Nerga e IEFP resulta num novo CRVCC para certificar as competências de desempregados

O IEFP da Guarda já dispõe de um novo Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC). A cerimónia de inauguração decorreu na passada segunda-feira nas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional. O nóvel espaço resulta de uma parceria entre o CRVCC do Nerga – Associação Empresarial da Guarda e o IEFP e pretende abranger um maior número de adultos que ainda não possuam a escolaridade mínima obrigatória. Para além deste objectivo, os promotores esperam ainda que os utentes do IEFP possam usufruir de mais um serviço, desta feita prestado pelo Nerga, tendo em vista a melhoria das suas qualificações e ajudar a criar novas oportunidades de vida.

O centro de RVCC já existe há algum tempo no Nerga e dá a oportunidade a todos os cidadãos, e em particular aos adultos menos escolarizados e aos activos empregados e desempregados, de verem reconhecidas, validadas e certificadas as competências e conhecimentos que foram adquirindo ao longo da vida. O director do Centro de Emprego da Guarda, Carlos Gonçalves, acredita que esta parceria poderá ser uma “mais valia” para todos os que procuram a delegação guardense do IEFP, tanto ao nível de emprego ou da formação profissional, pois já existem muitas acções que exigem o 9º ano de escolaridade. Através deste novo espaço físico, as pessoas têm a possibilidade de concluir a escolaridade mínima obrigatória. Nessa perspectiva Carlos Gonçalves destaca que «para além de ser mais um serviço, é principalmente uma ajuda» para os utentes. É que a partir de agora as pessoas que solicitarem o centro de emprego, na procura de emprego ou formação profissional e que não possuam a escolaridade mínima obrigatória, serão imediatamente encaminhados para um processo de validação e certificação de competências.

O director sublinha ainda que o novo serviço poderá ser uma «”almofada” de conforto» para os utentes do centro, uma vez que pode motivar outras expectativas numa altura em que os números do desemprego continuam a aumentar. Teixeira Dinis, presidente do Nerga, vê esta ligação como uma «porta aberta» do CRVCC da Guarda, o mais antigo da região e com mais de um milhar de pessoas certificadas. Para o director do centro RVCC, Manuel Madeira Grilo, «nada mais justo que este casamento» entre o Centro de Emprego e o Nerga, porque oferecem um complemento de formação. «Esta é mais uma jornada de validação na Guarda», assegura Madeira Grilo, é que no CRVCC há exemplos de pessoas que têm muitos conhecimentos, mas que não são certificados. A oportunidade dada aos adultos com baixas habilitações permite não só a sua valorização pessoal e profissional, mas também contribui para o aumento de índices de competitividade. Assim, o novo espaço contará com a presença de um técnico do RVCC no Centro de Emprego todas as quartas e sextas-feiras para encaminhar as pessoas. O reconhecimento, validação e certificação de competências destina-se a todos os jovens e adultos maiores de 18 anos sem a escolaridade básica que pretendem obter uma certificação escolar equivalente ao 3º, 2º e 1º ciclos do ensino básico. Depois da nova unidade de CRVCC no Centro de Emprego da Guarda, Nerga e IEFP preparam-se agora para abrir um serviço idêntico em Pinhel.

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply