O Castelo de Linhares vai ser o palco da segunda edição do Super Stereo Demo, um evento pluridisciplinar de carácter independente, produzido pela editora Variz com o apoio do município de Celorico da Beira. Ali actuarão, nos dias 9 e 10, alguns dos protagonistas da mais recente produção nacional no domínio da música electrónica, performance e video-art.
Ao programa estão Portable, Micro Audio Waves, Zentex, Kubik, Producers + Hana BI, João Castro Pinto, Canal 0, Ballet Mecânico e Dub Video Connection + Fadigaz. Mas também Single Again, Luís Andrade & João Louro, Body Code, Dead Combo, Lolly & Brains, Acur, Tam, Lumpen Trio, Traumatics, Manu, Tra$h Converters + Dona Sara, Milkshake, Margarida Mestre + Sound Asleep e Migso. A descentralização deste projecto visa sobretudo promover junto de novos público o cruzamento das diversas disciplinas contemporâneas, tendo como suporte as linguagens sonoras e visuais e os conceitos do tecno-entretenimento, aproveitando num mesmo espectáculo a participação de artistas e projectos locais que se enquadram no conceito do evento.
“Super Stereo Demonstration” é o nome de um disco de vinil editado nos anos 70 pela Philips. Tratava-se de uma demonstração exaustiva de efeitos Super Stereo e de dimensão “espectacular”, que poderia ser experimentada domesticamente através do “Hi-Fi”, conceito que então fora desenvolvido pela histórica marca holandesa. As diversas performances então registadas introduziam muito realisticamente nas nossas casas, entre muitos outros, os simulacros de uma cidade em chamas, o caos, os roubos, assaltos e perseguições policiais, ou simplesmente o trabalho difícil de um domador de leões num espectáculo de circo. Em Linhares, as sensações e vibrações serão outras. Mais informações podem ser obtidas consultando www.variz.org/superstereo2005, onde estão disponíveis informações sobre o lugar, o programa, os bilhetes, alojamento e outras indicações úteis.