Arquivo

Nota de Abertura

A Associação Desenvolver o Talento (ADoT) é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Guarda.

Nasceu para dar respostas, práticas, às necessidades dos portadores de capacidades de excelência e de talentos, em especial de crianças e jovens.

Para tanto, tem levado a efeito atividades regulares ( xadrez, expressão corporal e dramática, informática, jogos matemáticos e robótica), visando responder aos seus interesses, que, não poucas vezes, são ignorados na Escola e na Comunidade.

A ADoT tem igualmente desenvolvido esforços na formação (essencialmente mercê da parceria que mantém com a Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto da Guarda), de profissionais de educação e pais, e na consciencialização da opinião publica sobre a temática que os envolve.

Contudo, importa reconhecer, persistem resistências, sobretudo no meio escolar, porque baixaram os níveis de exigência e o voluntarismo de alguns docentes, constitui exceção. Por isso, continua a justificar-se prosseguir o trabalho junto dos pais e profissionais de educação, mas também das instituições, sobretudo, quando o investimento no desenvolvimento do saber, deixou de ser prioridade política dos governantes.

Por outro lado, a ADoT tem desempenhado um importante papel na divulgação da Guarda, concelho e região, no País e no estrangeiro, através da excelência das prestações nos eventos no domínio da robótica educativa.

Na verdade, a atividade de robótica tem permitido aos jovens que a frequentam, diversificar e aprofundar conhecimentos, sobretudo científicos e tecnológicos, para os quais a ADoT tem contado com a insubstituível colaboração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda.

Através destas páginas, a ADoT vem divulgar o seu trabalho, ao mesmo tempo que “presta contas” à Comunidade onde se insere, das iniciativas que organizou ou participou no período temporal de Dezembro de 2012 a Dezembro de 2014, que é também uma oportunidade para dar visibilidade aos apoios que têm permitido a sua existência.

Num tempo em que o País vive em grande contenção, escasseando os investimentos na educação e formação, é fundamental manter na sociedade civil “nichos de resistência” que preservem e potenciem espaços de atividades de excelência de que a ASSOCIAÇÃO DESENVOLVER o TALENTO se assume como depositária: uma FONTE de TALENTOS, com cinco anos de vida!

Sobre o autor

Leave a Reply