Arquivo

Noites de cinema no pátio no Museu

Guarda

Nove noites, nove filmes, assim vai ser o verão no pátio exterior do Museu da Guarda. A atividade “Cinema nos Museus” é organizada pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), em colaboração com o Cineclube local, e começa esta noite com “O que há de novo no amor?” (2011), dos realizadores portugueses Hugo Alves, Hugo Martins, Mónica Baptista, Patrícia Raposo, Rui Santos e Tiago Nunes.

Até 12 de setembro, o cartaz das sessões ao ar livre – sempre à quinta-feira e às 22 horas – é composto por alguns clássicos do período áureo do cinema e obras de autor mais contemporâneas. Em comum têm o facto de terem sido filmados – integral ou parcialmente – em museus. São eles “Duas Feras” (1938), de Howard Hawks, no dia 25; “Viagem em Itália” (1954), de Roberto Rossellini (1 de agosto); “Vertigo – A mulher que viveu duas vezes” (1958), de Alfred Hitchcock (8 de agosto); “Manhattan” (1979), de Woody Allen (15 de agosto); “Requiem” (1998), de Alain Tanner (22 de agosto); “A Arca Russa” (2002), de Aleksandr Sokurov (29 de agosto) e “A Gruta dos Sonhos Perdidos” (2010), de Werner Herzog (5 de setembro).

“É o amor” (2013), de João Canijo, fecha este ciclo que acontece no âmbito da estratégia de criação de «um programa transregional de eventos e de trabalho em rede e visa proporcionar uma maior proximidade do público aos museus», adianta a DRCC. O projeto decorre nos museus de Aveiro, da Cerâmica das Caldas da Rainha, Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco), da Guarda e Dr. Joaquim Manso (Nazaré), tutelados pela Direção Regional.

Sobre o autor

Leave a Reply