Arquivo

Ninguém sabe o salário que vai receber no final de janeiro

A maioria das empresas não poderá processar nos salários, já em janeiro, os duodécimos, por desconhecer as regras exatas.

O “Jornal de Notícias” e o “Jornal de Negócios” dão hoje destaque a esta indefinição, noticiando que o diploma que dilui subsídios nos salários pode atrasar para fevereiro e que a retenção de impostos não é certa, pelo que as empresas estão a funcionar sem saberem quanto vão pagar este mês.

O JN refere mesmo que «a proposta que estende ao sector privado o pagamento dos subsídios de férias e de Natal em duodécimos está a ser trabalhada para entrar em vigor este mês e a tempo das empresas o disponibilizarem nos salários de janeiro. No entanto, a publicação em “Diário da República” do diploma regulamentar poderá acontecer perto do dia 20, data em que a maioria das empresas está a encerrar o processamento salarial». Segundo Gregório Rocha Novo, vice-presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, «a não publicação do diploma a tempo vai trazer complicações de monta às empresas. O ideal seria sabermos já neste momento as regras dos duodécimos para que fosse possível pagar os duodécimos já neste mês. Confesso que eu próprio não sei a redação final dos artigos».

Sobre o autor

Leave a Reply