O NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda promove no sábado, na sua sede, uma ação de formação destinada a analisar e debater o Orçamento de Estado para este ano.
Serão abordadas temáticas como o impacto das medidas fiscais do Orçamento e a influência deste sobre os benefícios fiscais, nomeadamente sobre os benefícios sujeitos à causa de caducidade. As alterações aos impostos sobre o rendimento e sobre a despesa também serão analisadas. Esta iniciativa é sujeita a inscrição, e direcionada essencialmente para profissionais das áreas de contabilidade, auditoria e gestão financeira. O orador será Carlos Soares, Técnico Oficial de Contas e docente do IPG. Já na terça-feira, pelas 15 horas, terá lugar também nas instalações do NERGA a sessão de apresentação do Observatório Empresarial e Avaliação Sectorial e Avaliação de Dados.
Trata-se de ação uma inserida no âmbito do Projeto COOPETIR (Cooperação para a Competitividade Empresarial), que junta, além do NERGA, as Associações Empresariais de Vila Real, Bragança e Castelo Branco. O objetivo desta iniciativa é melhorar a competitividade destas regiões do interior, promovendo os setores de atividade económica mais relevantes. «O trabalho a ser apresentado avalia qualitativamente as empresas da área COOPETIR e caracteriza a realidade da mesma, perspetivando a evolução e o desenvolvimento da atividade de suporte empresarial», adianta o NERGA.