Sopa beirã, cabrito assado na brasa, bacalhau com broa, truta do Paúl em escabeche ou a típica tigelada da beira são algumas das iguarias que a Associação Empresarial da Região de Castelo Branco (Nercab) desafia os turistas a descobrirem em 28 restaurantes da Beira Baixa. “Desvende os Sabores da Beira Baixa” é o nome desta acção promocional da gastronomia regional e de um roteiro que quer incentivar o turismo e preservar os pratos típicos locais.
A iniciativa enquadra-se na estratégia de divulgação nacional e internacional denominada “Beira Baixa: Desvende este Segredo” que o Nercab começou a desenvolver no ano passado para promover o potencial turístico, empresarial e económico da região e cujo projecto ainda aguarda a aprovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Apesar de já terem promovido a gastronomia da região em duas iniciativas anteriores em Maio e Novembro de 2003, o Nercab aposta agora numa acção que se destaca em tudo das anteriores: é intemporal e possui um guia pormenorizado e apelativo sobre os pratos e restaurantes, onde se destaca essencialmente o trabalho fotográfico para fazer “crescer água na boca”. Para além de contar com os pratos típicos de cada estabelecimento, o guia possui ainda algumas sugestões do chefe quanto aos melhores pratos, cujos preços oscilam entre os 12 euros por pessoa e os 23, as especialidades, o período de funcionamento do restaurante e os respectivos contactos.
O roteiro está a ser distribuído em áreas de serviço da A23, nas estações de serviço de Leiria, Mealhada, Cantanhede e Aveiras da A1 e, em breve, nas de Santarém e Pombal. Mas também em postos de turismo, por empresas importantes, como a Beiragás, a PT e a Portucel, em eventos de vária índole, em hotéis e nos restaurantes aderentes. É que o Nercab quer mostrar que a gastronomia tem «um papel importante para captar e manter a permanência do turista na região», salienta Benjamim Rafael, director executivo da associação empresarial do distrito albicastrense. Para além do turista português, a grande aposta são também os espanhóis, daí que o guia seja bilingue (português e espanhol). Dos mais de 40 restaurantes da Beira baixa convidados, apenas 28 aceitaram o desafio de revelar os sabores da Beira Baixa. Fazer renascer os sabores tradicionais da região e contribuir para que a mesma se assuma como um «destino turístico privilegiado» é o grande objectivo da iniciativa. Os restaurantes aderentes são: Bebiana (Caria); Quinta da Aldeã, Cherne, Marisqueira Aléluia, Telheiro do Abílio, El Gringo, Cozinha do Castelo (Hotel Tryp Colina do Castelo), Subúrbio, Espeto, Convento, Praça Velha, Dom Franganote, Muralha, Varanda Real (Best Western Hotel Rainha D. Amélia) e Kalifa (Castelo Branco); restaurante Piornos no Hotel Turismo (Covilhã); “Helana” (Idanha-a-Nova); Alambique e Hermínia (Fundão); Lago Verde (Pedrógão Grande); Estalagem das Amoras e Famado (Proença-a-Nova); Ponte Velha e Santo Amaro (Sertã); Clube de Pesca e Tiro de Monfortinho, restaurante Astória (Hotel Astória) e restaurante Fonte Santa do hotel homónimo (Termas de Monfortinho); e a Albergaria D. Dinis (Vila de Rei). Esta campanha está orçada em cerca de 30 mil euros, tendo sido feitos 20 mil exemplares. Entretanto, o Nercab espera apenas pela aprovação do projecto “Beira Baixa: Desvende este Segredo” para poder desenvolver mais de uma dezena de iniciativas promocionais.
Liliana Correia