A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) começa 2013 com uma exposição sobre o neo-realismo literário português. A iniciativa, que inclui ainda uma mostra bibliográfica, é organizada pelo Museu do Neorrealismo e fica na Guarda até 21 de fevereiro.
Inspirado na literatura norte-americana de preocupações sociais e no romance regionalista brasileiro, o movimento neo-realista surgiu em Portugal no terceiro decénio do séc. XX e procurou instaurar uma literatura comprometida com os princípios do realismo socialista, tematizando sobretudo as condições de vida dos camponeses. Os nomes que mais se destacaram nesta corrente literária foram Afonso Ribeiro, Alves Redol, Sidónio Muralha, Armindo Rodrigues, Mário Dionísio, João José Cochofel, Joaquim Namorado, José Gomes Ferreira, Carlos de Oliveira, Manuel da Fonseca, Fernando Namora, Fernando Monteiro de Castro Soromenho, entre outros.
Em janeiro decorre também o IIIº Concurso de Contos da BMEL, cujo ponto de partida é a frase «Um dia o mar revoltou-se…». Os trabalhos devem ser entregues na biblioteca até 31 de janeiro, sendo que o regulamento está disponível em www.bmel.pt. Os prémios para os melhores contos serão entregues a 5 de março, durante a Semana da Leitura. No primeiro mês do ano, a BMEL retoma as suas habituais atividades de promoção do livro e da leitura.