Arquivo

Nem pensem

No passado dia 7 de outubro, a ULS/Guarda festejou o seu 7º aniversário em sessão solene que teve um certo sabor a despedida.

Transpareceu a ideia que o importante era passar a mensagem de que «não podia haver na Beira Interior três hospitais a dar prejuízo» nas palavras do ainda Ministro da Saúde Paulo Macedo, citadas pelo senhor Presidente da Câmara Municipal da Guarda.

Como se os hospitais e o SNS existissem para dar lucro… Mas adiante!

O senhor Dr. José Tereso, presidente da ARS Centro, trazia como mensagem central da sua intervenção a urgência de criar o Centro Hospitalar da Beira Interior, justificando-se com a escassez dos recursos, a complementaridade, a troca de experiências, concluindo com o esperado «não pode haver tudo em todo lado».

O Presidente da Câmara da Guarda, politicamente mais hábil, veio dizer, no fundo, o mesmo que o seu companheiro de partido, numa argúcia bem servida em embrulho de bela oratória, mais ao gosto do cidadão comum.

Falou de um Centro Hospitalar Universitário a partir da Faculdade das Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, envolvendo os Hospitais da Guarda, Covilhã e Castelo Branco, como se fosse uma proposta inovadora.

Provavelmente esqueceu-se que, desde 2000, pela Portaria 1/76 dos Ministérios da Educação e da Saúde, o Hospital Sousa Martins, os Centros de Saúde da ULS/Guarda, o Hospital de Seia, estão articulados institucionalmente com aquela Faculdade da UBI e que centenas dos seus alunos já aqui lecionam as práticas das várias cadeiras, em diversos anos da sua formação.

Só que isso não alterou os problemas de fundo da ULS/Guarda, quer ao nível estrutural, quer ao nível dos recursos humanos e técnicos.

Subalternizar o Hospital Sousa Martins? Empurrar populações para fora do distrito em busca de cuidados de saúde? Integrar-nos num Centro Hospitalar com concelhos a mais de duas horas de distância de um Hospital?

Nem pensem.

Por: Santinho Pacheco, deputado do PS eleito pelo círculo da Guarda

Comentários dos nossos leitores
Jose academiasv@gmail.com
Comentário:
Em 1949 quando foi criado o Sistema de Saúde Inglês a teoria era: somos pobres, mas se tratarmos bem as pessoas a economia recuperará, e recuperou. Pensem nisso e deminua-se a AUSTERIDADE
 

Sobre o autor

Leave a Reply