Arquivo

Nacional de Trial 4×4 pela segunda vez em Aguiar da Beira

Pedro Patrocínio não conseguiu ir além da quinta posição

A sexta prova do Nacional de Trial 4×4 realizou-se no sábado em Aguiar da Beira, numa iniciativa do clube local TNT-Turismo no Terreno, sob orientação da Federação. Numa prova onde só a vitória interessava, o piloto da casa, Pedro Patrocínio, não foi além da quinta posição. As 17 equipas inscritas deram espectáculo.

A organização voltou a repetir o êxito da época transacta, embora tenha havido menos concorrentes (menos 10), já que algumas equipas foram desistindo ao longo das primeiras provas devido a algumas irregularidades, bastas vezes referenciadas em edições anteriores – mas o problema mantém-se a duas etapas do final da temporada.

Apesar disso, as equipas que se deslocaram a Aguiar da Beira não deram o seu tempo por perdido. A PET 1, disputada no “Calhau do Beato” e na área envolvente do areal, foi ganha pela equipa Pão de Ribamar, seguida pela Auto-Reparadora Baptista, enquanto a equipa da casa, ADRC/ARC, constituída por Pedro Patrocínio e José Ferreira, ficou em 15º lugar. Apesar de ter imprimido um forte andamento na primeira volta e alcançado o primeiro lugar com alguma vantagem sobre o seu adversário mais directo, a equipa Pão de Ribamar, a dupla aguiarense não chegou a terminar a segunda manga devido a um problema mecânico. Os problemas na embraiagem só ficaram resolvidos passadas duas horas e meia, o que é muito tempo para quem aspirava a um bom resultado na sua terra.

Apesar de tudo, nas pistas espectáculo ao cronómetro, disputadas depois do almoço na Quinta de Santo Estevão, venceram as PET 2, 3 e 4, ficando a 10 pontos do vencedor na quinta e última. Uma prestação que lhes permitiu subir do 15º lugar obtido na PET 1 para o 5º lugar da geral no final da prova, ganha pela Pão de Ribamar. Decorridas seis provas, a classificação geral ficou assim ordenada: 1º Pão de Ribamar com 225 pontos; 2º ADRC /ARC com 216; e 3º Duque TT com 201 pontos. Nada está assim perdido para a dupla de Aguiar da Beira, embora nove pontos sejam muito difíceis de recuperar. Segundo Pedro Patrocínio, as duas últimas provas serão disputadas com a «faca nos dentes», o que na gíria desta modalidade significa «dar tudo por tudo» para conseguir revalidar o título de Campeão Nacional. A próxima etapa está agendada para o final do próximo mês, disputando-se a 2 e 3 de Outubro a última prova do Troféu de Trial 4×4 com as 12 Horas de Resistência de Santa Maria da Feira.

Pedro Sousa

Sobre o autor

Leave a Reply