A Casa da Cultura de Famalicão apresenta, em estreia nacional, o brasileiro Alex Duarte num concerto agendado para sábado à noite. Oriundo do interior do estado de Minas Gerais, o músico interpretará temas do seu último projecto, intitulado “Canteiro de Bálsamo”.
Alex Duarte é compositor, cantor, poeta e pesquisador, sendo que este trabalho resulta de uma vasta investigação que está a aprofundar a nível de doutoramento na Universidade de Aveiro. A sua obra funde o popular com o conhecimento académico, daí resultando composições que misturam a música erudita, medieval, trovadoresca e experimental, enquanto as suas letras recorrem ao vocabulário do campo. Este espectáculo é composto por temas inéditos, e outros mais conhecidos do repertório popular e regional brasileiro, cujos arranjos exploram uma diferenciada performance de palco com recurso a vários instrumentos, alguns tocados simultaneamente por Alex Duarte como duas flautas doce, violão e flauta transversal ou mesmo violão e gaita. Entretanto, a direcção da Casa da Cultura fez um balanço dos primeiros meses de actividade, considerando que a afluência tem sido «estimulante para o futuro».
À margem da apresentação da programação prevista até Setembro, Victor Amaral disse estar «contente» com a resposta dos famalicenses, «mas queremos atrair mais gente de fora» e, nesse sentido, o espaço vai acolher o espectáculo de abertura (dia 25) do festival Teatro Agosto, promovido no Fundão pela ESTE – Estação Teatral da Beira Interior. Segundo os dados divulgados na última segunda-feira, a Casa da Cultura tem tido, em média, cerca de 175 pessoas por espectáculo: «O balanço é positivo e revelador que esta foi uma boa aposta. Contamos com o apoio da Câmara da Guarda para continuar a corresponder às expectativas», acrescentou o director artístico. Já António Fontes, presidente da Junta de Freguesia, entidade que gere o equipamento, destacou o facto de se ter conseguido uma «programação de qualidade com pouco dinheiro». A Casa da Cultura de Famalicão foi inaugurada no final de Abril.