Arquivo

Música no outono

Circuito “OuTonalidades” passa por Famalicão da Serra e o TMG entre setembro e dezembro

A Casa da Cultura de Famalicão da Serra e o TMG voltam a fazer parte do circuito de música ao vivo “OuTonalidades”, promovido entre Portugal e a Galiza pela d’Orfeu Associação Cultural e a AGADIC – Axencia Galega das Industrias Culturais.

Com início no dia 23, o cartaz contempla 57 concertos de 19 grupos de jazz, música tradicional ou experimental, fado, rock, ska, blues ou “world music”. Nesta quarta edição, o “OuTonalidades” decorre até 17 de dezembro e permitirá a atuação de cinco bandas portuguesas em palcos galegos, enquanto oito grupos daquela região autonómica espanhola virão ao nosso país. Na região, Uxu Kalhus, de música trad-folk-rock, são os primeiros a entrar em cena, mais propriamente na Casa da Cultura de Famalicão no dia 23. Depois será a vez do projeto Xícara, que junta poesia e música tradicional portuguesa, tocar no café-concerto do TMG, na Guarda, num concerto que integra as comemorações do Dia Mundial da Música. No mesmo palco, mas a 14 de outubro, Sofia Ribeiro & Bartolomeo Barenghi Duo interpretam um repertório que vai dos standards de jazz à música pop, brasileira e portuguesa.

A 29 desse mês Famalicão recebe a música dos Xícara e no dia 11 de novembro segue-se-lhe a formação De outra Margem, que se dedica ao folk tradicional. Seis dias depois, o “OuTonalidades” regressa ao TMG com o projeto gelego Szabo-Silvera Tango. Já a 18 de novembro, os The Crass estão na Casa da Cultura de Famalicão com um repertório de folclore da Galiza. Em dezembro há dois concertos. No dia 2, o grupo Aló Django vem de Santiago de Compostela até Famalicão para recordar o jazz do célebre guitarrista Django Reinhardt (1910-1953), “pai” do “gipsy swing”. Já no dia 7 os Couple Coffe Duo recordam alguns dos temas inesquecíveis da bossa nova no café-concerto do TMG.

Uxu Kalhus atuam na Casa da Cultura de Famalicão no dia 23

Música no outono

Sobre o autor

Leave a Reply