Arquivo

Música nacional invade Valhelhas

Blasted Mechanism e Boss AC são algumas das bandas que vão actuar no palco do vale do Zêzere

Faltam 34 dias e algumas horas para o início do segundo Festival da Serra da Estrela, em pleno parque natural, na praia fluvial de Valhelhas. Blasted Mechanism e Boss Ac são algumas das bandas nacionais que subir ao grande palco instalado no vale do Zêzere. A edição deste ano conta com mais patrocínios, mais dias e outras novidades. Tudo começa a 6 Julho e termina dia 9.

«A Feira da Juventude é a grande novidade», anuncia Nuno Abrantes, da ESPVAL – Associação Sport Vale do Zêzere que organiza o evento, patrocinado pela Câmara da Guarda, Instituto Português da Juventude (IPJ), Pró-Raia e Junta de Freguesia local, entre outros. A produção fica a cargo da Xinfrim Eventos Musicais, à semelhança do ano passado. «A ideia principal é trazer ao interior bandas nacionais e dar a conhecer novos valores, como grupos e Dj´s da região», refere. Daí que na primeira noite (dia 6) suba ao palco Dj Frisco, da Guarda, e Dj Guga, da Antena 3. Dia 7 actua uma banda local, Bombazine, seguindo-se os mais conhecidos X-Wife, Wraygunn e Blasted Mechanism. Na noite seguinte toca mais uma banda local, os 5 Time, que abrem o caminho a outras sonoridades como Boite Zuleika, Mercado Negro e Boss AC. Os Dj’s St@rtix, Mary Jane e Veiga encerram a última noite. A este cartaz musical acresce o cenário natural proporcionado pelo parque de campismo e a praia fluvial no Zêzere. Haverá ainda actividades radicais, tasquinhas, uma feira da juventude e muita animação de rua. «Teremos animação cultural todos os dias, com ranchos e fanfarras, que são aspectos que dignificam esta região», acrescenta Daniel Pires, da organização.

O orçamento previsto é de 140 mil euros, sendo que a organização espera a presença de cerca 3.500 “festivaleiros”. Esta edição terá uma infraestrutura maior, nomeadamente um palco com 30 metros ou um sistema de iluminação reforçado. Daí que Carlos Vieira, representante da produtora, não tenha dúvidas: «Vai ser melhor do que no ano passado, desde o cartaz às condições», garante. Também Lurdes Saavedra, vereadora do pelouro do Turismo e representante da Pró-Raia, acredita que «com este empurrão [o patrocínio]», a organização conseguirá fazer um «grande festival», adiantando que o pedido de apoio feito à Pró-Raia deverá ser aceite em breve. A grande novidade é a Feira da Juventude, que será organizada pela delegação regional do IPJ da Guarda. Trata-se de um intercâmbio cultural de jovens, que reunirá grupos de diversas cidades ou nacionalidades, adianta António Manuel Baptista, delegado regional. Vários espaços de debate e de “workshop” estarão espalhados pelo recinto, onde se abordarão problemas como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o consumo e a dependência de drogas, entre outros. Além disso, o IPJ disponibilizará igualmente um camião TIR com acesso à Internet. Os bilhetes variam dos 5 euros (para os dias 6 e 9, com campismo grátis) aos 15 euros, nos restantes, sendo que ingresso geral custa 27 euros. Mas a partir de sábado e até dia 28, os bilhetes para os quatro dias estão disponíveis, antecipadamente, por apenas 22 euros. O campismo é grátis.

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply