O Museu da Guarda tem patente até 17 de Janeiro os trabalhos vencedores do concurso escolar “A minha escola adopta: um museu, um palácio, um monumento…”, no qual a Escola Básica 2/3 e Secundária de Vilar Formoso conquistou dois primeiros prémios.
Os seus trabalhos, ambos na categoria “Multimédia”, tiveram por base as duas espadas da Idade do Bronze expostas no Museu da Guarda, provenientes de Castelo Bom (Almeida) e Vilar Maior (Sabugal), datadas de 1600-1200 a. C. e 900 a.C., respectivamente, que testemunham a presença humana e a evolução das realidades sócio-culturais na região. Os vencedores do 2º ciclo foram Ana Baptista, André Pinto, Miguel Pinto, João Fabião e Bruno Neto, enquanto Paulo Seixas, Rodrigo Teles, Marco Afonso e Pedro Araújo vencerão na categoria 3º ciclo. Os grupos foram orientados pelos professores Carlos Teles e Isabel de Magalhães, respectivamente.
O concurso foi promovido pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Instituto dos Museus e da Conservação e do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico com o objectivo de estimular o conhecimento dos museus, palácios e monumentos e sensibilizar para a conservação, protecção e valorização do património cultural português. Participaram 61 escolas do continente e Madeira, sendo que os trabalhos concorrentes são do domínio das artes plásticas (70), multimédia (56), texto (31), vídeo (18), fotografia (13) e artes performativas (11). A entrada é gratuita.