Arquivo

Museu José Manuel Soares é mais um motivo de visita

O Museu José Manuel Soares, inaugurado no passado dia 25 de agosto, está instalado no antigo Paço Episcopal, edifício dos finais do século XVIII, que apresenta uma planta quadrangular e se desenvolve em torno do pátio interno, onde funciona a receção deste serviço cultural.

José Manuel Soares nasceu em 1932, em São Teotónio, concelho de Odemira. Desde muito jovem que demonstrou interesse e aptidão para o desenho e para pintura. No campo da ilustração é autor de inúmeros desenhos em manuais escolares, romances, jornais humorísticos e revistas. Na pintura, centra o seu trabalho artístico em episódios da História de Portugal, na interpretação da paisagem rural e em pormenores das vivências campestres e urbanas.

A exposição permanente é composta por um conjunto de obras que identificam factos e pormenores da vida quotidiana que marcaram e marcam a cultura portuguesa. Há, ainda, uma especial ênfase para aspetos da História de Portugal e dos protagonistas que viveram “feitos valorosos”. Uma outra temática são as paisagens rurais onde a presença humana nos permite compreender os modos de vida das comunidades.

A pintura de monumentos, onde podemos ver alguns pormenores artísticos que o traço do artista conseguiu apresentar com mestria, está também representada nesta mostra expositiva.

Assumindo o Museu José Manuel Soares como um conceito e não apenas como um espaço físico, a Câmara de Pinhel pretende potenciá-lo como um recurso de educação patrimonial. A autarquia quer projetar o Museu José Manuel Soares como espaço privilegiado de comunicação educativa junto dos diferentes públicos, com especial ênfase nos públicos em idade escolar. Através do Museu é possível delinear atividades complementares do processo de ensino e aprendizagem mais formal que é ministrado nas escolas. Enquanto museu vivo e aberto e local de receção, procura, também, “transportar” os visitantes para o território do município de Pinhel e, ainda, da região, como forma de dar a conhecer a diversidade patrimonial que caracteriza estes territórios. O município acredita que estão criadas as condições para a execução de estratégias que permitam aumentar o número de visitantes à cidade de Pinhel.

Sobre o autor

Leave a Reply