O Espaço do Cidadão abre sábado na vila de Caria (Belmonte). O serviço vai funcionar num espaço contíguo à Casa da Torre, que também passa a albergar o Museu do Território a partir desse dia.
Com inauguração prevista para as 18 horas, o novo Espaço do Cidadão resulta do protocolo assinado entre o município e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) para instalar na segunda maior freguesia do concelho de Belmonte um balcão da administração pública que sirva melhor os munícipes. A estrutura vai complementar a Loja do Cidadão em Belmonte e disponibilizará um atendimento personalizado para tratar de assuntos como os pagamentos de água ou a renovação de cartas de condução. Por sua vez, o museu albergará, tratará e estudará várias peças e achados arqueológicos no município. O presidente da autarquia considera também que o espaço será «o ideal» para acolher as várias peças que estão atualmente à guarda de outros museus da região.
É o caso do Museu Francisco Tavares Júnior, em Castelo Branco, onde estão achados descobertos nos anos 50 e 60 do século passado. «Já contactei a Câmara, que é agora a responsável pelo museu, que nos disse que as referidas peças são do museu. Isso é inadmissível porque é património de Belmonte e que queremos de volta porque não foi doado. Na altura foi entregue à guarda daquele museu por não termos espaço expositivo», sublinha o edil, avisando que a Câmara não vai abdicar de «reivindicar o que é nosso».