Arquivo

Museu da Miniatura Automóvel em Gouveia

Espólio do coleccionador Fernando Taborda ficará patente ao público no próximo ano

Gouveia vai acolher, dentro de um ano, o primeiro e único Museu da Miniatura Automóvel do país. O acordo para a sua criação foi assinado na segunda-feira, durante as comemorações do Dia do Município, entre a autarquia, o Clube Escape Livre, o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e Fernando Taborda, um coleccionador de Lisboa que vai ceder o seu espólio, constituído por alguns milhares de peças.

«É um projecto interessante para a nossa terra e, por ser uma estrutura única no país, tenho a certeza que vai impulsionar o turismo local», disse Álvaro Amaro, presidente do município, que conta ter mais um atractivo para a “cidade jardim”. Aliás, terão sido a localização de Gouveia enquanto “porta de entrada” para a Serra da Estrela, a zona mais visitada da região, e o «empenho» da autarquia que facilitaram a escolha. «O repto foi lançado a várias Câmaras do distrito da Guarda, mas Gouveia era uma das que reunia mais condições para acolher esta iniciativa», reconhece Luís Celínio. O presidente do Clube Escape Livre é um dos mentores do museu, já que foi sondado, há um ano atrás, por Fernando Taborda para a possibilidade de expor as suas “máquinas”. «Ele tem um espólio impressionante, nomeadamente miniaturas ligadas ao Rali de Portugal, só que grande parte está encaixotada praticamente todo o ano», conta. Um problema de visibilidade que ficará resolvido com o espaço cedido pela autarquia. Trata-se do antigo museu etnográfico de Gouveia, situado nas traseiras dos Paços do Concelho.

O local será recuperado e adaptado às necessidades expositivas das miniaturas, contudo, o investimento envolvido não foi revelado. «Este museu vai ser o mais abrangente e diversificado possível. Terá colecções permanentes e temporárias, para além de ateliers e espaços formativos. Queremos que seja um museu dinâmico para que os visitantes possam ali encontrar muito da história automóvel e dos carros que para ela contribuíram», adiantou Luís Celínio. Por outro lado, o ACP e o Clube Escape Livre ficam responsáveis por actividades de promoção e dinamização do espaço. O dia ficou ainda marcado por uma homenagem a Vergílio Ferreira e mestre Abel Manta. Os rostos dos artistas foram cunhados em duas novas medalhas do município – existe outra com o brasão de Gouveia – que passam a ser prenda institucional da autarquia. As primeiras foram entregues simbolicamente a familiares do escritor e do pintor, ambos naturais do concelho. Álvaro Amaro aproveitou a ocasião para anunciar a intenção de instituir um prémio de pintura Abel Manta, à semelhança do galardão literário Vergílio Ferreira criado em 1997. «Em breve irei propor ao executivo a criação de um concurso de pintura em honra de Abel Manta, não só para recordar esta grande figura de Gouveia, mas também para dar notoriedade a novos criadores», disse o autarca.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply