Arquivo

D. Sancho e Ribeirinha “voltam” à Guarda

Até sábado as míticas personagens irão fazer visitas guiadas ao centro histórico

O fundador da cidade da Guarda, D. Sancho, e a sua amada Ribeirinha, estão desde o início da semana a guiar os visitantes pelos locais mais recônditos do centro histórico. A iniciativa decorre até sábado, no âmbito do programa “Animação A gosto”, promovida pela Câmara local. Os visitantes podem, assim, deixar-se guiar pelas míticas personagens da cidade dos cinco F’s e divertir-se com o bom humor dos dois eternos apaixonados.

A visita tem início no Posto de Turismo, onde é explicada, pelos actores Paulo Miranda (D. Sancho) e Carla Morgado (Ribeirinha), do Teatro Aquilo, um pouco da história da cidade, e onde chamam à atenção para as várias casas seculares que existem na Praça Velha. Uma delas é «a casa da varanda», como D. Sancho lhe chamou, que possui uma Cruz de Malta e que agora funciona como “Cybercentro” da cidade. A viagem continua, logo de seguida, pela Rua Francisco de Passos, mais conhecida pela Rua Direita, sendo esta uma das ruas mais movimentadas da cidade devido ao comércio, restaurantes e bares que existem naquela zona. Também ali, se podem observar vários pontos de interesse, incluindo a Igreja de S. Vicente como paragem obrigatória. A animação e a visita continuam pelo Passo do Biu, onde se pode entrar na Loja do Concelho e adquirir produtos de artesanato regionais. Após alguns minutos e algumas compras, D. Sancho e a Ribeirinha continuam a guiar os turistas pela zona histórica. A próxima paragem é a Porta da Erva, uma das antigas entradas da Guarda, ainda hoje muito utilizada pelos moradores do centro histórico. Depois das habituais fotos, os visitantes continuam com vontade de ver mais, pois a animação e o convívio entre os actores e turistas é uma constante. O próximo ponto de paragem é a Igreja da Misericórdia, seguindo-se a Torre dos Ferreiros, que deixa todos deslumbrados, um pouco mais à frente, quase a terminar o percurso, D. Sancho e a Ribeirinha fazem uma visita à Casa Espigado, a única casa de artesanato com certificado. Lá dentro pode-se apreciar e adquirir verdadeiras relíquias, fabricadas artesanalmente pelo Sr. Júlio. E para culminar a visita, nada melhor, que levar os visitantes à Sé Catedral, um dos mais emblemáticos monumentos da Guarda. D. Sancho convida todos a entrar, para apreciarem a beleza interior do histórico monumento e, também, para fazer uma pequena despedida aos “ilustres” turistas que privaram da companhia do outrora rei de Portugal.

Durante a viagem acompanhada pelo “Interior”, os turistas, na sua maioria espanhóis oriundos da Galiza, estavam extremamente divertidos e maravilhados com o que viam, comentando entre si todos os pormenores do património histórico e cultural da cidade.

As inscrições são feitas no Posto de Turismo e organização espera cerca de 20 pessoas por sessão. O percurso demora cerca de uma hora a realizar e haverá duas sessões por dia, uma às 14 horas e outra às 16 horas.

Sobre o autor

Leave a Reply