Arquivo

“Muralha” demorou uma hora a cair

Mileu bateu “lanterna vermelha” Figueiró da Granja com dois golos marcados num minuto

Num jogo de sentido único, o Mileu bateu o Figueiró da Granja, último classificado do Distrital da Guarda, por duas bolas a zero, continuando na segunda posição do campeonato. Contudo, este triunfo esteve longe de ser fácil, já que a equipa do concelho de Fornos de Algodres conseguiu adiar o primeiro golo dos guardenses até aos 62 , fruto de um bom esquema defensivo.

Apostando numa táctica mais ofensiva que o habitual, com apenas três defesas, o Mileu dominou o jogo do primeiro ao último minuto, enquanto o Figueiró apostou numa defesa e num meio-campo superpovoado, espreitando o contra-ataque de quando em vez. O primeiro remate apareceu logo no minuto inicial, com Bobô a atirar à entrada da área levando a bola sair perto do poste esquerdo. Aos 9’, numa tentativa de canto directo, Chico quase marcou não fosse o corte de Lino em cima da linha. Quatro minutos depois, Bobô cabeceou bem em zona frontal, mas o remate saiu à figura de Pedro Norte. Com dificuldades para entrar na área, o Mileu começou então a apostar nos remates de longe, especialmente por Stromberg e Ferreira. E foi numa destas jogadas que os locais marcaram, aos 25’. Pedro Norte não conseguiu segurar a bola rematada por Ferreira, o esférico sobrou para Bobô, que atirou à trave, e no ressalto Tiago empurrou finalmente para a baliza, mas a jogada foi anulada pelo árbitro assistente.

Na segunda parte, a toada do encontro manteve-se com o Mileu ao ataque para inaugurar o marcador. Aos 54’, a equipa da Guarda desperdiçou mais uma soberana oportunidade para abrir o activo, pois Tiago, em zona frontal, rematou muito por cima após um cruzamento da esquerda de Gaspar. Contudo, aos 62’, o Mileu conseguiu mesmo marcar. Jogada de entendimento entre Ricardo e Chico no flanco direito, com a bola a ser cruzada para a grande área onde Bobô subiu mais alto que toda a gente e bateu Pedro Norte. Caiu assim por terra a “muralha” defensiva do Figueiró, já que o Mileu voltou a marcar no minuto seguinte. Numa jogada muito rápida, Ricardo entrou com espaço pelo lado direito e rematou cruzado para o fundo das redes. Aos 66’, numa das suas pouquíssimas jogadas de ataque em todo o jogo, o Figueiró criou algum perigo, mas Mota rematou às malhas laterais. O Mileu continuou a mandar na partida e até desperdiçou várias ocasiões para construir um resultado mais volumoso, só que Tiago, Ricardo, Bobô, de livre directo, e Pedro Francês não conseguiram desfeitear Pedro Norte. Num jogo fácil de dirigir, o trio de arbitragem, comandado por Luís Brás, realizou um bom trabalho.

No final da partida, Stromberg, capitão do Mileu, mostrou-se satisfeito com a conquista de mais três pontos: «Foi uma vitória que custou a conseguir porque o Figueiró foi uma equipa que defendeu do primeiro ao ultimo minuto, mas quando começámos a trocar mais a bola conseguimos marcar o primeiro golo». Nélson Melo, técnico visitante, salientou, por sua vez, que o Figueiró quis contrariar o favoritismo da equipa da Guarda: «Tentámos segurar o jogo no nosso meio-campo e não dar espaços para que o Mileu pudesse jogar, o conseguimos na primeira parte. No segundo tempo, continuámos com a mesma estratégia, mas depois sofremos dois golos num minuto», lamentou.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply