Arquivo

Município quer voos comerciais no aeródromo local

Seia

A Câmara de Seia quer que o aeródromo local seja certificado para voos comerciais após ter investido cerca de 800 mil euros em obras de melhoria da infraestrutura.

Localizado em Pinhanços, o aeródromo é o único existente no distrito da Guarda e está certificado para utilização pelos meios aéreos da proteção civil e de combate aos incêndios florestais. «É evidente que está capacitado para um conjunto de missões, agora valorizado com o edifício de apoio que tem a componente ligada à área da aviação civil», afirmou o autarca local à margem das conferências sobre o centenário da aviação comercial, que se assinala este ano, e que decorreram na sexta e no sábado em Seia. Para Carlos Filipe Camelo, a certificação civil permitiria que o equipamento pudesse ser usado para transportar visitantes para a Serra da Estrela e para apoiar o setor empresarial regional. «Com menos dinheiro, poderemos ter uma estrutura capacitada para um conjunto de missões que lhe está associada, ao contrário de outras ideias que podem efetivamente existir mas que envolverão um investimento superior» acrescentou o autarca.

O pedido de certificação do aeródromo para fins comerciais só será efetuado após a realização de obras relacionadas com a diminuição de morros e o alargamento da pista. Já o projeto será apresentado brevemente à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

Sobre o autor

Leave a Reply