Arquivo

Município estuda viabilidade do Regadio Gardunha Sul

Fundão

O município do Fundão está a promover um estudo de viabilidade do Regadio Gardunha Sul, uma extensão do Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira, para aumentar a capacidade hídrica de terrenos com aptidão agrícola naquela zona do concelho.

O projeto abrange as freguesias compreendidas no perímetro Alpedrinha, Castelo Novo, Orca, União de Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo, Soalheira e União de Freguesias de Vale de Prazeres e Mata da Rainha. «Conhecer o interesse e necessidade dos agricultores» é o objetivo da autarquia presidida por Paulo Fernandes com este estudo, que servirá para «adaptar o projeto às conveniências dos proprietários/arrendatários». Com o Regadio Gardunha Sul a Câmara quer ainda «gerir de forma eficiente os recursos hídricos, adotar práticas agrícolas de maior escala e aumentar o valor e a produtividade da produção agrícola no sul do concelho», além de rentabilizar terras com potencial agrícola. Os proprietários interessados devem “cadastrar” os seus terrenos na respetiva Junta de Freguesia ou na Divisão de Ordenamento, Planeamento e Qualidade de Vida da Câmara. Mais informações e esclarecimentos através dos contactos 275 779 060 e 961 946 676, ou do email planeamento@cm-fundao.pt.

Segundo dados da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Regadio da Cova da Beira é o mais moderno sistema de Aproveitamento Hidroagrícola da Península Ibérica e o segundo maior depois do Alqueva. Estende-se pelos concelhos do Sabugal, Penamacor, Belmonte, Covilhã e Fundão e abrange cerca de 1.800 explorações em cerca de 12.500 hectares. O empreendimento implicou um investimento total de 311 milhões de euros, dos quais 62 milhões financiados no âmbito do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural).

Sobre o autor

Leave a Reply